Psicopedagoga desenvolve método de aprendizagem para jovens com déficit de atenção no Maranhão

Por Lorena Amorim – Por que meu filho não consegue ter um bom desempenho escolar? Em algum momento, os pais costumam se perguntar isso.

Sistema familiar: método educacional para facilitar apredizagem …

Quando não olhamos para além da dificuldade de aprendizagem, para o que pode estar girando nestes movimentos de insucesso não tem como haver um desempenho escolar positivo.

É muito comum ouvir: já não sei mais o que fazer; já tentei de tudo; essa criança não se esforça. Mas, geralmente, faltou olhar para o principal: o sistema familiar.

Com base nisso, a psicopedagoga maranhense Ediane Araújo, desenvolveu um método de aprendizagem sistêmico, onde “conhecer os fundamentos sobre o sistema familiar tem exercido influências precisas e eficazes em muitos casos, abrindo caminho para soluções destes conflitos escolares e familiares”, afirma a terapeuta.

Aprendizagem, comportamento e atenção são questões complexas. Tais nomes e diagnósticos remetem a um repertório de medidas de apoio e ajuda, medicações e outros tipos de propostas de solução, cujos resultados são muitas vezes desanimadores.

“No rastro de tantos rótulos e pontos de vistas sobre as ‘causas’ do problema, encontramos pais desesperados e professores impotentes frente a algo que muitas vezes é tomado como ‘sem solução’, mesmo que isso não seja dito abertamente”, afirma Ediane.

E como o olhar sistêmico pode ajudar?
Segundo a psicopedagoga, o olhar sistêmico acredita que, ao vir ao mundo no seio de uma família, não herdamos somente um patrimônio genético, mas também, as crenças e os comportamentos que são válidos neste sistema familiar.

Já há pesquisas em andamento, buscando a comprovação científica de que essas crenças e comportamentos possam ter influências no próprio genoma.

“Cada família é um sistema, um campo de energia no interior da qual nós evoluímos” diz a especialista.
Diante disso, o olhar sistêmico acredita que as respostas para as dificuldades de aprendizagem estão no sistema familiar. Por isso, um olhar atento e especializado se faz necessário nessa busca pelo desenvolvimento da criança e do adolescente.(@lorenaamorimbatista)