Prefeitura de São José de Ribamar investe em saúde e recupera selo de Iniciativa Hospital Amigo da Criança

O Hospital Maternidade de São José de Ribamar voltou a se destacar pelos ótimos serviços prestados aos pacientes e recuperou o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), perdido desde 2018.

Nos últimos dois anos, a prefeitura não mediu esforços para respeitar os critérios relacionados ao cuidado e humanização com relação à mulher, durante o pré-parto, parto e o pós-parto e cumpriu todas as normas Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

Hoje, o Hospital Maternidade, além de contar com estrutura ampla e confortável, tem uma área exclusiva para parto normal, o centro de parto humanizado, que fica dentro na unidade hospitalar, oferece a mulher o direito de ter um parto normal, a banheira e tudo. Dentro do próprio hospital, os bebês já podem fazer todos os testes, os pais têm acesso a psicólogos e os filhos saem registrados.

A prefeitura pensa em todos os detalhes, aliás, a maternidade de São José de Ribamar é um dos poucos hospitais do estado a ser equipado com camas PPP (PRÉ PARTO, PARTO E PÓS PARTO). As camas são indicadas para repouso e tratamentos dos pacientes, dentro do ambiente hospitalar.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Bebês que nascem em Hospital Amigo da Criança têm menos chance de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto, como aspiração das vias aéreas, uso de oxigênio inalatório e uso de incubadora. O contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento, a amamentação na primeira hora de vida, ainda na sala de parto, e o alojamento conjunto também ocorre com mais frequência em Hospitais Amigos da Criança, do que em maternidades que não têm o título. Nascer em Hospital Amigo da Criança também faz diferença nos indicadores de aleitamento materno.

Reconhecimento

Desde 1992, o Ministério da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) certificam na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), instituições de saúde públicas e privadas que cumprem os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, o Cuidado Amigo da Mulher e uma série de outros requisitos que buscam a adequada atenção à saúde da criança e da mulher. Os hospitais certificados recebem uma placa que é fixada na entrada da maternidade.