PT em crise: Zé Inácio defende entendimento interno no lugar de realização do PED

O deputado estadual Zé Inácio (PT) encontra-se em São Paulo onde participará de agendas políticas e partidárias, entre elas uma reunião com o comando nacional da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), a maior força interna do Partido dos Trabalhadores.foto40-fotos-sessao-plenaria-240915-por-nestor-bezerra-e1445783701178

Na pauta da reunião da CNB, a controversa manutenção ou não do Processo de Eleição Direta para escolha das próximas direções petistas, o famoso PED/PT.

Há algumas posições divergentes no partido (pra variar) quanto ao PED/PT.

Algumas forças defendem a reformulação completa do processo, outras defendem apenas o seu adiamento e há aquelas, mais radicais, que simplesmente querem o fim da eleição direta das instâncias petistas e o retorno da escolha das mesmas através dos encontros municipais, estaduais e nacionais do PT.

O deputado Zé Inácio, que atualmente é a principal liderança da CNB no Maranhão e um dos mais destacados interlocutores do comando nacional do PT no estado, tem defendido um entendimento entre todas as forças internas para ajustar o comando das direções do partido sem, necessariamente, haver a realização do PED.

O parlamentar petista sustenta que neste momento de grandes desafios impostos ao PT, o ideal é focar na unidade partidária.

“Estou indo para São Paulo levando na bagagem uma proposta serena, porém firme, que consiste em fazer as forças internas do PT chegarem a um entediamento em torno um amplo acordo para redefinirmos as direções do PT sem necessariamente realizarmos o próximo PED. Minha proposição política é fazer uma recomposição dos quadros de dirigentes com base no resultado do último processo de eleição interna. Ou seja, renova-se as direções em todos o níveis, mas sem corrermos o risco das disputas autofágicas neste momento em que a conjuntura exige dos petistas uma unidade mais do que nunca. Isso já foi possível em outros estado e acredito ser possível também no Maranhão e a nível nacional”, assegurou Zé Inácio.

Liquidado eleitoralmente nas eleições municipais de 2016 e ainda tonto com o impeachment da presidente Dilma, além de muitos dos seus principais quadros encontrarem-se quando não presos envolvidos em investigações da Lava Jato, inclusive Lula, o PT atravessa um inferno astral que somente com muita maturidade política e convergências de rumos poderão fazê-lo se reencontrar com a sua história.

E é isso que o deputo Zé Inácio defende.