Eliziane propõe comissão externa para enfrentamento do consumo de drogas entre jovens

A deputada federal Eliziane Gama (PPS-MA) entrou nesta quarta-feira (9) com pedido para que a Câmara dos Deputados crie comissão externa que terá o objetivo de avaliar a situação de consumo de drogas entre os jovens no Brasil e propor medidas para o seu enfrentamento.

Parlamentar avalia como crítica situação do Brasil em relação a este tema

Parlamentar avalia como crítica situação do Brasil em relação a este tema

A parlamentar avalia que é crítica a situação do Brasil em relação a este tema. Chama a atenção da deputada o crescimento do número de jovens que já experimentaram entorpecentes. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa dos que usaram drogas ilícitas aumentou de 7,3% para 9% ente 2012 e 2015.

Já o percentual dos garotos e garotas, entre 13 e 15 anos, que já experimentaram álcool subiu de 50,3% para 55,5% no mesmo período. A pesquisa foi elaborada com estudantes concluintes do 9º ano em escolas públicas e privadas de todo o país.

“Diante dessa realidade, é preciso realizar uma avaliação mais apurada do caso em nosso país, com levantamento de dados e a proposição de iniciativas específicas de enfrentamento ao consumo de drogas, contemplando questões de prevenção e de tratamento”, justifica Eliziane Gama.

Preocupação mundial

De acordo com o último relatório Mundial sobre Drogas 1, divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), cerca de 250 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos – o que corresponde a 5% da população adulta – usou pelo menos um tipo de droga em 2014.