Um dia desses Brizola foi lá em casa!!!

Por Léo Costa, pedetista histórico, ex-prefeito de Barreirinhas.

Esposa de Leó Costa, Sandra Torres com o recém nascido, Leozinho.  O pedetista trouxe lembranças do partido que ajudou fundar ao lado de Leonel Brizola e Jackson Lago no Maranhão.

Se ainda entre nós  estivesse, Leonel Brizola completaria hoje 100 anos de fecunda existência.

Eita tempo que passa ligeiro.

Há 40 anos atrás Brizola foi lá em casa. Eu, Sandra e nossos filhos morávamos no Monte Castelo, na Rua 11 de Outubro.

Foi lá nessa rua que colocamos a primeira sede do PDT maranhense.

Era um sobrado semi-concluído, cedido por um dos raros empresários que ousava apoiar a nós brizolistas. Nossa casa era parede-parede com a casa do Comandante João Francisco dos Santos, outro valente fundador do partido. Nessa época eu era o secretário geral do partido. Toda quinta tínhamos uma sessão de debates sobre os documentos de base do trabalhismo brasileiro e do PDT.

Chamávamos isso de Escolinha do PDT. Foi em meados de 1982.

Brizola veio a São Luís para encorajar e dar alento aos seus companheiros do Estado. Fez questão de visitar nossa humilde sede partidária no Monte Castelo. Sandra fazia uma semana que tinha dado à luz ao nosso terceiro filho, Leozinho Torres. Eu queria  muito que Sandra, de resguardo, olhasse Brizola. E isso aconteceu. O convidei para um cafezinho em nossa casa. Tomamos esse cafezinho.

Léo Costa ao lado do saudoso governador Jackson Lago

Ao entrar em nossa casa, Sandra acabara de dar o banho vespertino em Leozinho, branquinho, vermelhinho. Ao avistá-lo, Brizola perguntou se Leozinho estava doente. Sandra respondeu: não, Brizola, ele tem apenas uma semana e acabou de tomar o seu banho. Ele sorriu, de um modo extraordinariamente espontâneo. Conversamos um pouco. Pareceu sentir-se plenamente em casa, dando a nós a sensação de estarmos realmente entre companheiros. Depois, com muito cavalheirismo, despediu-se e foi para outros compromissos. Meses depois foi surpreendentemente eleito governador do Rio de Janeiro. 7 anos mais tarde quase foi eleito presidente do Brasil.

De lá pra cá o tempo voou.

Se em 2008 Brizola estivesse vivo, será que os donos do poder do Brasil teriam arrancado Jackson Lago da cadeira de governador do Maranhão? Olhando o painel das lideranças políticas e morais desse Brasilzão de meu Deus, ficou realmente difícil identificar um personagem que mesmo de longe lembre o perfil desse gaúcho idealista, bravo e indomável de nome Leonel Brizola.

Sou feliz de ter estado algumas vezes tão perto dele. Sua honestidade de caráter que por muitas vezes lhe custou tão caro, é matéria escassa, muito escassa, no panorama do Brasil no qual vivemos. Mas é o Brasil que pudemos ter e ser.

Transformemos os bons exemplos de  nossos heróis fundadores em plataformas de honestidade, prosperidade e desenvolvimento humano para todo o país. Salve Leonel de Moura Brizola: o Brasil do futuro te  saúda.