Diesel mais barato por conta de redução de impostos feita por Bolsonaro chega na bomba em até 10 dias conforme o estoque

A isenção da cobrança do PIS/Cofins sobre o preço do óleo diesel, que passou a valer nesta terça-feira (2) em todo o Brasil, não deve trazer um impacto imediato aos consumidores que pararem para abastecer com o combustível nos próximos dias.

O presidente do Sincopetro (Sindicato Comércio Varejista Derivados Petróleo Estado São Paulo), José Alberto Gouveia, explica que o diesel zerado só chegará aos consumidores após a reposição dos estoques atuais das revendedoras. “Mercado é assim mesmo, leva de três a cinco dias para entrar no eixo”, afirma.

“Os revendedores têm que vender todo o estoque. Alguns postos têm o giro de um dia, dois dias, uma semana ou até 10 dias”, destaca o diretor executivo da Abrilivre (Associação Brasileira de Revendedores de Combustíveis Independentes e Livres), Rodrigo Zingales.

Ele conta que o sistema das distribuidoras também pode alegar a necessidade de repor a mercadoria em um primeiro momento. “Se o posto for comprar o combustível hoje, já vai pagar o valor com isenção do PIS/Cofins, mas nada garante que ele esteja pagando já com a isenção total”, avalia. (TerraBrasil)