Um presente para o futuro? Após várias décadas de abandono, enfim, o Maranhão poderá sair da merda….

Enfim, saneamento básico?

O Maranhão poderá ter o básico dos básicos, que é tratamento adequado para seus esgotos, que vergonhosamente, até hoje (depois de várias décadas de atrasos, mesmo com a “República Proclamada do MA”), ainda são jogados nos mangues, rios e mares.

Governador Carlos Brandão e Hildo Rocha em vistoria aos manguezais para fim de avaliar situação ambiental do Rio Anil
O ministro em exercício do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, o governador Carlos Brandão e técnicos do governo estadual fizeram neste domingo uma visita técnica ao Rio Anil com o objetivo de avaliar a situação ambiental e social da área.
Na ocasião, Hildo Rocha destacou as principais ações do governo federal realizadas em parceria com o governo do Maranhão, no âmbito do PAC Saneamento. (Informações e foto da assessoria do ministro Hildon Rocha)

Na imagem do dia, uma boa sacada da dupla Hildo Rocha e Carlos Brandão, que demonstraram interesse em tratar os esgotos jogados nos rios e mares, prejudicando os banhistas das praias, moradores por onde passam os rios, mas, principalmente os  peixes, moluscos e crustáceos, que crescem e se reproduzem nas grandes áreas de manguezais de nosso estado.

Embora a imagem aponte para ações que deverão acontecer no futuro, vale lembrar deste importante passo, que passados governos e governantes, nunca deram a devida atenção para sua importância e gravidade.

Se no passado ou presente nada fizeram, que essa imagem possa trazer uma nova garantia para o futuro: mais saúde. (O nome “mais saúde” foi um programa de um governo do passado)

Ninguém sabe quando, se hoje, amanhã ou depois, se vai acontecer de fato, mas, se acontecer algum dia todos agradecerão, pois, com esgotos tratados os moradores deverão ter mais saúde. Isso inclui, não apenas os turistas ou banhistas das praias, mas, moradores ribeirinhos, colonos e pescadores, que retiram dos rios e mares seus alimentos.

Que venha o futuro e traga de verdade ‘mais saúde’.