City tour Inclusivo – Setur-MA realiza city tour em São Luís para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A ação visa ajudar as famílias na conquista de sua plena cidadania e a acessibilidade, particularmente para pessoas autistas.

Cerca de 50 pessoas, entre mães, crianças, adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da Associação de Mulheres e Mães de Autistas (Ammar), vieram das cidades de São Luís Gonzaga, Bacabal e São Luís para participarem do City Tour guiado pelo Centro Histórico de São Luís, oferecido Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), nesta quarta-feira (28). A guia de Turismo da Setur-MA, Letícia Rodrigues apresentou um pouco da história e arquitetura da capital.

O grupo se concentrou na frente do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho e seguiram o trajeto pelas ruas, casarões, museus do Centro Histórico de São Luís, passando pela Rua Portugal, Praça Nauro Machado, onde conheceram o Observatório do Patrimônio de São Luís, percorreram a rua da Estrela, visitando o Museu do Reggae, Museu de Gastronomia, conhecendo a história da Igreja da Sé, Beco Catarina Mina, conheceram a história do Palácio dos Leões, e findando o passeio com uma parada para um lanche na Praça dos Poetas.

O subsecretário de Estado do Turismo (Setur-MA), Luiz Thadeu Nunes, destacou a necessidade da inclusão no turismo. “A ação não se trata apenas de incentivar o ato de passear, mas de transformar em cidadania o direito de pessoas com autismo em conhecer a nossa cidade, novos lugares e a nossa cultura riquíssima, aproveitando-se dos benefícios oriundos do turismo”, ressaltou o subsecretário da Setur-MA, da pasta de inclusão no Turismo.

“O Maranhão, hoje, busca ser um estado diferenciado, mostrando para o Brasil, que nós temos capacidade de ser uma estado que vai absorver o maior número de pessoas que estão à margem de um processo. Isso inclui não só as pessoas com deficiência física que é a tribo a qual eu pertenço, como as pessoas com deficiência visual, autistas, todas essas pessoas serão contempladas pelas ações dos programas da Setur-MA. A Secretaria de Turismo do Maranhão está avançando muito nesse protagonismo para mostrar que nós temos capacidade de mudar a nossa realidade”, completou o subsecretário do Turismo (Setur-MA).

A mãe presidente da Associação de Mulheres e Mães de Autistas (Ammar), Jaciara de Paula, destacou a importância da visita guiada como grande ferramenta de aprendizagem e de conhecimento sobre fatos históricos e culturais para os autistas.

“Esse contato das crianças com a história dos elementos culturais e arquitetônicos da nossa cidade é muito importante. Acredito que esse tipo de atividade estimula a curiosidade e o interesse delas em forma mais detalhada sobre fatos históricos da nossa belíssima capital”, frisou a mãe.

As crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), disseram ter adorado cada ponto visitado no passeio, mas o que mais chamou a atenção foi o Palácio dos Leões.

Hilda de Sousa Silva, mãe de uma criança autista de 8 anos, falou que esse tipo de ação é primordial, pois, as mães têm uma vida muito intensa e existe a necessidade da inclusão no turismo com autistas. “Fazer esse passeio nos trouxe um momento de lazer e conforto para nós que somos família, estamos saindo da rotina e mostrando que, o lugar deles é em qualquer lugar, e que podemos nos divertir sem medo”, afirmou a mãe da criança autista, Dhamarys.

A avó de 3 crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Maria Nucineide Gonçalves contou como os netos ficaram ansiosos e felizes com o passeio. “Meus netos foram dormir super ansiosos. Nós acordamos às 4 da manhã para ajustar lanche e saímos de Bacabal às 6 da manhã, chegamos às 14h30, mas pra eles está sendo uma maravilha, que pra eles isso aqui é tudo novidade, a inclusão. Agradecemos a AMMAR que nos trouxe e a Setur-MA por estar trazendo melhorias para as crianças, a gente poder ter inclusão nos lugares, é um benefícios, que antes não tínhamos, que está sendo bastante proveitoso”, afirmou a avó muito feliz.

“É um sentimento muito bom, porque veio eu e minhas filhas e pra gente sair da rotina que eles também causam estresse na gente por causas das crises, eles tem o momento também de manias e isso nos dá uma rotina bem acelerada, bem difícil e quando a gente vem, espairece”, completou a avó, Maria Nucineide Gonçalves.

Inclusão

A Setur-MA reúne-se com órgãos estaduais, municipais e privados em um Comitê Gestor da Pessoa com Deficiência, onde está sendo implantado primeiramente em São Luís, mas com a tendência de avançar para cidades de todo o estado. “Estamos trabalhando desde as mais populosas do nosso estado até chegar às menores, porque em cada município nós temos pessoas com um tipo de limitação, com algum tipo de deficiência. O governador Carlos Brandão tem como meta atingir o maior número de pessoas do nosso estado, então, nós queremos mostrar para o Brasil que nós temos condições de mudar essa realidade que agora estamos avançando e dando os primeiros passos”, finalizou o subsecretário de Estado do Turismo (Setur-MA), Luiz Thadeu Nunes.

A secretária de Estado do Turismo do Maranhão, Socorro Araújo, falou da importância de levar conhecimento aos autistas e incluí-los em atividades no turismo.

“A secretaria de Estado do Turismo tem um cuidado especial com roteiros para crianças, no qual levamos o conhecimento aos nossos assistidos e a importância que o turismo tem para nosso estado, fazendo despertar neles a cultura cidadã e conhecimento dos pontos turísticos de São Luís. No city tour eles passam a conhecer e se reconhecer pertencentes deste local, que é tão importante para nossa história e para valorizar nossas tradições”, pontuou a secretária de Estado do Turismo do Maranhão, Socorro Araújo.

Quem quiser participar deve enviar um ofício solicitando um City Tour Guiado para a Secretaria de Turismo no e-mail: [email protected] (Texto: Geísa Batista – Ascom Setur-MA)