Em entrevista a Globo, Allan Garcês promete dialogo para restabelecer a ordem na Saúde de Roraima…

O médico Allan Garcês assume cargo de secretário de Estado da Saúde de RR, para substituir a advogada Cecília Lorezon, que ficou seis meses no cargo.

Só lembrando que Allan Garcês, que foi proibido por Flávio Dino de atuar como gestor da Saúde do Maranhão, foi valorizado pelo presidente do Brasil com o cargo de Diretor do Ministério da Saúde, e vinha desenvolvendo um bom trabalho pelos estados do Brasil até ser chamado pelo governador para pôr ordem na Casa.

A primeira bomba será enfrentar uma crise ao assumir cargo a convite do governador do PSL em Roraima.

Abaixo, trecho da reportagem do G1 de Roraima.

Allan Garcês foi impedido de atuar no Maranhão, até título foi proibido de receber durante a gestão do comunista Flávio Dino, teve reconhecimento no Brasil…

Novo secretário de Saúde de RR diz que vai dialogar com grevistas e priorizar obras em andamento

Médico Allan Quadros Garcês foi nomeado para substituir a advogada Cecília Lorezon que ficou seis meses no cargo.

Já empossado como novo titular da Secretaria Estadual de Saúde de Roraima, o médico ortopedista Allan Quadros Garcês disse nesta sexta-feira (3) que à frente da pasta vai dialogar com grevistas e priorizar obras que já estão em andamento.

Garcês é o quarto gestor a assumir a Sesau no governo de Antonio Denarium (PSL). Ele fica no lugar da advogada Cecília Lorenzon exonerada há uma semana em meio à greve de enfermeiros que já dura mais de um mês.

“A gente não pode penalizar um lado. Ao fazer uma greve a gente tem que levar em consideração que vidas estão dependendo dessas ações. Então, a gente tem que encontrar um meio termo”, disse em entrevista ao Jornal de Roraima 1ª Edição. “A gente vai ter que sentar com eles, conversar. Eu estou aberto ao diálogo com todos os profissionais da saúde”.

A categoria deflagrou a greve ainda em novembro de 2019 para reivindicar a aprovação de Plano de Cargos, Carreira e Remunerações, melhores condições de trabalho e diálogo com a Secretaria de Saúde (Sesau).

Além do diálogo com grevistas, o secretário se comprometeu a priorizar obras da Sesau que já estão em andamento, como a construção do bloco E do Hospital Geral de Roraima, da maternidade de Rorainópolis e o Hospital de Amor para tratamento de pacientes com câncer. Ele também disse que estuda um mutirão para atender pacientes que estão na fila à espera de cirurgias.

“Vamos fazer um levantamento para entender a situação real para traçar um plano de ação”, disse. “Na saúde pública existe uma narrativa de que os pacientes são vítimas da saúde pública, mas não são somente eles. O sistema também é cruel. Ele penaliza não só os pacientes, mas os profissionais da saúde, médicos, enfermeiros, terapeutas e todos eles terão nossa atenção”.

Questionado sobre denúncias de corrupção na pasta, o novo secretário disse que sua gestão será baseada “em retidão, decência e transparência”. No ano passado, denúncias de irregularidades na Sesau levaram à abertura de uma CPI na Assembleia Legislativa e de uma operação da Polícia Federal.

Perfil

Segundo o governo do estado, Allan Quadros Garcês é médico ortopedista, natural do Pará, como professor universitário chegou a atuar na Universidade Federal de Roraima (UFRR) e na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Em Roraima, já atuou como médico no Hospital da Criança Santo Antonio e em cargo efetivo no Governo de Roraima como Médico Legista do Instituto de Medicina e Odontologia Legal.

Em janeiro de 2019, o médico foi nomeado como diretor do Departamento de Articulação Interfederativa da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde, no governo do presidente Jair Bolsonaro.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Pará, ele tem duas pós-graduações, além de título de especialista e de subespecialista.