Dia das mães celebrado com importante entrevista: ex-Primeira Dama do Maranhão, Clay Lago, viúva do pedetista Jackson Lago…

Os expulsados…

Para entendermos um pouco do processo degenerativo que a politica do Maranhão viveu nos quatro anos, precisamos ouvir as vozes que foram por anos a fio a importante força de oposição aos poderosos que usavam sem escrúpulos as estruturas públicas ao seu bem prazer. Todo inicio é dificil, mas bastou um imitador de oligarca para degenerar toda uma construção saudável.

Capitalismo selvagem: O PDT de hoje vive sua pior fase, mesmo montado no poder. Em São Luís, a capital está tudo dominado.

A viúva de Jackson Lago, e grande parte dos trabalhistas (identidade política de Leonel Brizola e  Jackson Lago) foram expulsos para que a legenda pedetista, atualmente comandada por Weverton Rocha no Maranhão e Carlos Lupi no Brasil, deixassem totalmente sem identidade e submissos  aos anseios e mandonismos dos poderosos atuais, que banqueteiam-se politicamente com uso da máquina pública.

Lógico que para isso, tiveram que expulsar muita gente, passar por cima de tudo e todos. As expulsões não ficaram só na Primeira Dama, impediram o então prefeito de Barreirinhas, Léo Costa,  de reeleger-se, para lançar em seu lugar uma candidatura do PCdoB.

Perseguiram de blogueiro, a senador da República -perseguido e expulso de outra legenda o PSB – outro partido que ficou sem identidade no Maranhão. Teve ex-governador e pré-candidato a senador, Zé Reinaldo, um deputado federal que estava no cargo de vice presidente do Congresso, foi enganado para tentar reverter impeachment de Dilma numa “canetada” só, etc.

Coisas reprovadas pelos antigos, que estão hoje fora da legenda fundada por Leonel Brizola.

Abaixo, entrevista do blog Propagando de Ricardo Fonseca:

  1. Clay é avessa a glamour, badalação e entrevistas ,… é uma pessoa simples até na maneira de falar. Conversar com ela neste dia, além de uma aula de cultura e história do Maranhão, foi uma lição de humildade e inteligência, regada a bom humor contagiante e, uma grande história de amor e lutas ao lado do marido. Mãe de Igor, Ludmilla e Luciana Lago, é a nossa grande homenageada no dia de hoje.

Sobre a Cassação de Jackson Lago

“ Foi uma coisa angustiante…

Eu já estava preparada porque o Jackson uma vez falou pro Cássio (Cassio tinha sido cassado), ele disse pra ele: Olha Cássio tu vais ser cassado, não porque tu tens culpa em alguma coisa, mas pra poder justificar a minha cassação. Já estava preparado para essa saída. Mas tiveram coisas muito emocionantes… Uma coisa que eu nunca contei, foi que o comandante do 24° Batalhão da Polícia Militar, foi lá e chorou bastante.Foi uma coisa pesada pra gente, mas deu pra superar ”

Sobre o PDT

“Nós tínhamos sonhos e trabalhávamos em cima deles… depois que o Jackson faleceu, houve uma determinada disputa (de poder), as coisas não eram mais como a gente pensava, passavam a fazer coisas que a gente não concordava… A ideologia foi ultrapassada pelos interesses pessoais.”

Sobre Weverton Rocha no Impeachtment de Dilma

“Eu acho que ele quis usar o nome do Jackson para proveito próprio (durante o voto), proveito político. Eu não gosto disso”.

Sobre usar o nome do ex-governador Jackson

“Se forem usar não como homenagem, mas como uma coisa boa, ninguém se incomoda (a família). Mas usar pra poder tirar proveito eleitoral, eu não quero!”

Sobre entrar na politica

“Eu acho que eu não dou pra ser parlamentar, porque isso é uma vocação própria e não me fascina. Eu prefiro ser normal.”

Sobre a herança do legado de  Jackson Lago.

“ Eu nãos sei se Igor vai herdar, se ele quiser é decisão dele.”

Sobre morar nos Leões

“Eu achava que morar no Palácio (dos Leões), era como se eu estivesse num hotel. Eu achava horrível e o Jackson também, porque a gente sempre teve uma vida muito reservada.  Eu não achava bom, a gente acordava no trabalho, dormia no trabalhado, almoçava no trabalho. Era sempre encarado como se tivesse no trabalho.”

Sobre usar o nome do ex-governador Jackson

“Se forem usar não como homenagem, mas como uma coisa boa, ninguém se incomoda (a família). Mas usar pra poder tirar proveito eleitoral, eu não quero!”

“Eu acho que eu não dou pra ser parlamentar, porque isso é uma vocação própria e não me fascina. Eu prefiro ser normal.”

O presidente Venezuelano Hugo Chavez em sua primeira e única visita ao Maranhão. No detalhe o hoje Presidente Nicolas Maduro atrás de Pavão Filho à esquerda.

Sobre Brizola

“O Brizola uma vez me disse quando voltou do exílio, que a coisa mais estranha que viu quando saiu de lá foi “a palavra”. Eu perguntei por que? Ele disse: Você diz num dia, amanhã saí diferente nos jornais.”

Sobre Neiva Moreira

“O Neiva Moreira morou um tempo lá em casa, ele e o Jackson eram amigos íntimos. Quando esteve no exílio (Neiva), ele foi visita-lo. Uma amizade duradoura e nós temos muitas coisas bonitas escritas por ele.”

Sobre João do Vale

“Eu tinha casado com o Jackson, ele era deputado estadual, teve um comício de campanha em Rosário (eu nunca esqueci isso), no comício quem cantava era João do Vale e quem acompanha era Dominguinhos.  Naquela época eu nem sabia quem era Dominguinhos e, João do Vale eu conhecia de Pedreiras. Ele e o Jackson era muito amigos desde jovens”.

Sobre o Instituto Jackson Lago

“O Instituto surgiu da necessidade de organização. Depois que o Jackson faleceu, nós começamos a receber muitas solicitações de historiadores […] pessoas da USP, que queriam saber muito da vida do Jackson”.

“Eles (os pesquisadores) queriam saber como é que cara que nunca teve jornal, rádio e televisão, conseguiu ser governador do Maranhão e prefeito três vezes? “

Foto do dia de filiação da candidatura Jackson ao governo no TRE em São Luís.

saiba mais aqui:

http://www.vermelho.org.br/noticia/230757-73

  1. Clay fala sobre a prisão do Lula, traição e gestão do governador Flavio Dino, sobre sonhos, entre outras coisas…

Confira a entrevista em vídeo sem cortes ou edições:

Parte 1: https://youtu.be/Th2vbKUY7kI

Parte 2: https://youtu.be/IJ-qx5TFz_Y