Começou a derrota: Flávio Dino perde controle da Bancada Federal, Tucanato de Roberto Rocha, Zé Reinaldo e Waldir Maranhão sorrindo para azar comunista…

Maranhão: disputa sobre coordenação da bancada revela derrota de Flávio Dino; Luana Costa derrota candidato de Flávio Dino por um voto…

A janela partidária teve reflexo direto:  Luana Costa assume a coordenação da bancada ao lado de Rubens Junior, o antigo coordenador.

Nova liderança no Congresso, Luana ao lado do ex-líder, que é do partido de Flávio Dino…

(Brasília-DF, 11/04/2018) A chamada janela partidária que fez revelar as composições políticas e eleitorais de 2018 fez estrago hoje na coordenação do grupo político do governador Flávio Dino(PC do B), do Maranhão.  A bancada federal do Maranhão estava sob a direção do deputado Rubens Pereira Jr(PC do B-MA), porém a deputada Luana Costa(PSC-MA), agora adversária do grupo de Dino, venceu a disputa. Luana foi eleita com 11 votos contra 10.  Ela era filiada ao PSB, partido do grupo de Dino, porém mudou de filiação e se aliou às oposições.

Nessa janela partidária que se encerrou a meia noite do dia 6 de abril, os antigos aliados de Dino –  Luana Costa, José Reinaldo Tavares e Waldir Maranhão, entraram, respectivamente, no PSC e no PSDB. Eles “romperam” com o govenador do PC do B. O candidato apoiado pelo Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão, era o deputado Cléber Verde(PRB-MA), partido do vice-governador Carlos Brandão(PRB), que foi derrotado por 1 voto.

Senadores do Maranhão votaram contra o candidato de Flávio Dino:

Todos os senadores do Maranhão – Roberto Rocha(PSDB), Edison Lobão(MDB) e João Alberto(MDB) – votaram com a deputada de oposição, contra o candidato de Dino. O senador Roberto Rocha era um dos mais satisfeitos com o resultado da votação – o tucano é candidato ao Governo do Maranhão.

Roberto Rocha e tucanos, agora,  no controle da articulação do Congresso…

Roberto Rocha era um dos mais animados, seus adversários sabiam o voto do sorriso

Votaram com Luana Costa, além dela própria, os deputado Hildo Rocha(MDB), Victor Mendes(MDB), Alberto Filho(MDB), João Marcelo Souza(MDB), Aluísio Mendes(PODE), José Reinaldo Tavares(PSDB),Waldir Maranhão(PSDB),

Apoiaram a candidatura de Cleber Verde(PRB), os deputados Zé Carlos(PT), Weverton Rocha(PDT), Rubens Junior(PC do B), Pedro Fernandes(PTB), Junior Marreca( Patriotas), André Fufuca(PP), Juscelino Filho(DEM), Julião Amin(PDT), Eliziane Gama(PPS).

A coordenação é fundamental na definição das prioridades da formação da Lei de Diretrizes Orçamentárias(LDO) e na Lei Orçamentária de 2019, decisivo para o novo governo a ser eleito em outubro de 2019.

O deputado Hildo Rocha(MDB), ardoroso adversário do Governo Dino, falou no plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, anunciando a escolha da bancada maranhense durante a ordem do dia de votações.  A eleição se realizou por volta das 17h 30 no plenário 15 da chamada Ala das Comissões, na Câmara dos Deputados. (Política Real da redação com edição de Genésio Araújo Jr)