Servidora da SES em tratamento de saúde tem salário suspenso

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou ontem (8), por meio de nota ao jornal O Estado, que a servidora Alana Valéria Almeida teve os vencimentos suspensos porque está afastada do trabalho há muito tempo para tratamento médico. A decisão, se confirmada, pode ser considerada uma vitória do deputado Sousa Neto (Pros).

Decisão é vitória de Sousa Neto

Foi ele quem denunciou, ainda em agosto (reveja), a existência da suposta “funcionária-fantasma” na SES. Segundo o parlamentar – que chegou a protocolar uma representação na Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) relatando o caso -, a servidora estava regularmente nomeada, mas não dava expediente desde o início de 2017.

Sousa Neto, também apontou que ela tinha ligações com o secretário Carlos Lula, com quem já trabalhou em escritório de advocacia e na Casa Civil do governo Flávio Dino (PCdoB).

O governo sempre disse que a servidora não era “fantasma” e que ela não estava comparecendo ao local de trabalho por que estava afastada para tratamento de saúde. Mas nunca explicou, por exemplo, por que uma funcionária afastada por mais de 15 dias, para tratamento médico, estava recebendo vencimentos do cargo em comissão, não via INSS.

Na nota emitida ontem, a SES tenta explicar o problema: “a referida servidora, ao longo do ano de 2017, alternou períodos de licença médica e trabalho”.

Sousa Neto, que tentou ouvir o secretário Carlos Lula sobre o assunto (saiba mais), deve se manifestar sobre o caso. (Gilberto Leda)