Em artigo, Zé Reinaldo fala das intrigas e consequências das mentiras, que podem travar o desenvolvimento do Maranhão…

Alcântara e o pós verdade…

Transformar o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) em Centro Espacial de Alcântara (CEA) é projeto do maior interesse para o Brasil e para o Maranhão. Para isso, só precisamos resolver as pendências fundiárias com os quilombolas e assinar o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) com os EUA. Resolvido esses dois assuntos o CLA vira CEA e se torna um dos mais importantes componentes do Programa Espacial Brasileiro e um dos mais importantes centros de lançamentos de artefatos espaciais do mundo pela economia dos custos de lançamento, de seguros, coisa de milhões de dólares a cada lançamento.

Zé Reinaldo detona mentirosos

Tudo sob o comando firme da Aeronáutica e da Agência Espacial Brasileira. Muitos países e empresas trarão para cá seus técnicos, laboratórios e muita tecnologia desenvolvida em anos de muito esforço, de muita dedicação e de muito dinheiro investido. O Maranhão terá uma oportunidade enorme de desenvolvimento e a vinda do ITA para cá em parceria com a UFMA formando pessoal técnico altamente qualificado permitirá que o Maranhão faça parte de tudo isso.

A Advocacia Geral da União depois de muito trabalho, que envolveu vários ministérios e muito diálogo com os quilombolas, já encaminhou a presidência suas conclusões que podem levar a completa solução do problema acrescentando 12.600 hectares ao Centro, área que faz parte do Decreto de Utilidade Pública, mas que não podia ser usada por causa dos litígios que existiam. Com essa área poderão ser criadas mais alguns sítios de lançamento que serão usados por vários países e diversas empresas para lançamentos de foguetes e satélites. O uso do Centro será oneroso e esses recursos irão ajudar a financiar o programa espacial brasileiro e o desenvolvimento da tecnologia brasileira, tão carente de recursos para o seu desenvolvimento.

Assim, o CEA passa a ser a parte mais importante do Programa Espacial Brasileiro, finalmente, e para cá virão muitos investimentos e muitas pesquisas importantes.

Tão importante quanto a solução das pendencias fundiárias é a assinatura do AST com os EUA. Por que é tão importante esse acordo? Porque todos os países do mundo usam em seus artefatos espaciais algum componente americano e sem isso nada poderá ser lançado por Alcântara.

O acordo só tem essa finalidade: garantir que a tecnologia espacial pertencente a outros países seja protegida e nada mais.

Mas, nós sabemos o que a ideologia de alguns causou de prejuízo ao Brasil e ao CLA. Perdemos anos e anos preciosos e o acordo com a Ucrânia nos custou 500 milhões de dólares em dez anos perdidos sem fazer nenhum lançamento por falta do AST com os EUA, porque tinha tecnologia americana nos foguetes ucranianos.

Mas, foi só o ministro da Defesa anunciar que o AST com os EUA seria assinado para blogs ideológicos colocassem as garras de fora e anunciassem que o governo iria entregar Alcântara para os americanos. As mentiras de sempre. Mas, que conseguiram paralisar o programa brasileiro por tanto tempo.

Não há programa governamental que traga mais benefícios a população do que o programa espacial. Para o Maranhão então, com essa pobreza toda, o acesso à banda larga em qualquer ponto do nosso território levará benefícios muito importantes em todas as áreas desde os serviços públicos até a atividade privada.

Nessa época de pós verdades em que o vale tudo impera e a verdade não é importante e mentir acaba sendo válido não importando o mal que causam, coisas assim são muito perigosas.

Sim, porque o acordo nada tem a ver com território, com ceder a base para ninguém. Isso é apenas pós verdade.