Funai alega não ter dinheiro e Bira oferece estrutura para garantir representante em Audiência

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) lamentou, nesta segunda-feira (09), a resposta da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) em relação ao convite para participar da Audiência Pública sobre atentado contra o povo Gamela, no último dia 30, em Viana. Segundo ele, o órgão alegou não ter condições financeiras para mandar um representante.

“Uma resposta no mínimo lamentável. A Funai não tem dinheiro nem para pagar passagem para um representante comparecer a uma audiência na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão”, afirmou.

O parlamentar respondeu a mensagem, no mesmo dia, garantindo as condições necessárias para a vinda do representante. “Nós estamos colocando à disposição da Funai a passagem aérea, a hospedagem e a alimentação para que o representante discutir com os representantes do povo esta questão que é extrema gravidade”, afirmou.

Para Bira, gravidade que ficou mais clara depois dos últimos acontecimentos, com a exoneração do presidente da Funai, após este ter apontado a falta de dinheiro como problema central para não resolver as questões de responsabilidade da Fundação em todo território nacional, inclusive, no Estado do Maranhão.

“O ministro da Justiça reagiu contra o presidente da Funai, que foi exonerado do cargo e saiu fazendo sérias denúncias contra o governo, alegando inclusive supostas irregularidades de indicações e solicitações feitas a ele por membros do Legislativo e também do Executivo. Portanto, vivemos uma situação muito delicada no País e precisamos ficar atentos aos vários conflitos e ataques. É preciso acompanhar e buscar uma equação adequada e resolver esta problemática no país”, acrescentou.

O deputado defendeu que toda situação seja debatida com a clareza necessária até para evitar que tragédias como a sofrida pelo povo Gamela não se repitam no Maranhão e em nenhum outro lugar do Brasil.

“A sociedade inteira ficou impactada com o que aconteceu em nosso estado, e, até hoje, repercute no Brasil e no mundo. Então é preciso que a gente encontre uma solução, e a solução tem que ser dialogada, pensada e construída. É uma situação complexa, que envolve muitos interesses, mas nós não vamos conseguir fazer isso se esquivando ou evitando a discussão”, acrescentou.

Bira destacou que cabe a Funai responder a questão e a negligência do Estado Brasileiro é a principal responsável por ter chegado a esse ponto. Mas reforçou a defesa no sentindo de avançar o discussão e a participação da Fundação é essencial.

A Audiência Pública foi solicitada pelo parlamentar na terça-feira (02) a Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa do Maranhão. (Assecom Assembleia)