PSB afirma Zé Reinaldo para senador do Maranhão…

O que esperar de um senador

Artigo do ex-governador  José Reinaldo Tavares

Há uma grande diferença entre ser deputado e ser senador. Pela Constituição o deputado é representante do povo brasileiro e tem como obrigação legislar para o país e, os estados, terão um número de deputados proporcional a sua população. Na prática não é tanto assim, pois São Paulo tem um número menor do que deveria ter e os estados menores que tem um mínimo de oito, teriam um número menor de deputados do que tem. E os senadores?

Estes, representam os estados, e por isso cada estado, independente do tamanho de sua população tem três senadores, caracterizando a igualdade constitucional entre todos.

Assim, teoricamente, já que na prática nem sempre é assim, os senadores deveriam trabalhar mantendo ampla sintonia com os governadores de seu estado, lutando em conjunto pelo desenvolvimento dos seus estados.

Nem sempre é como poderia ser. Geralmente os três não tem a mesma origem eleitoral, e nos estados onde o antagonismo político entre os diversos grupos é muito forte, os senadores, as vezes, não tem nenhum contato com o governador e, até os que foram eleitos na mesma coligação do governador rompem e chegam a fazer até oposição ao governo, e essa falta de sintonia política, ao meu ver, acaba se tornando ruim para o desenvolvimento do estado. Os problemas já são gigantescos, difíceis de resolver, pois, há sempre uma grande disputa política entre os estados por recursos, muito importantes para desenvolver programas e projetos de maior interesse.

Na segunda feira, dia 13 de março, o meu partido, o PSB, aprovou, por unanimidade, a minha pré-candidatura ao senado. Fiquei muito honrado em ver como o meu partido coloca minha candidatura como o maior objetivo político a alcançar em 2018.

Eu, que já abri mão de candidatura ao senado por duas vezes, em momentos em que dispunha grande força política e, com muitas chances de eleição, desta vez postularei para valer. Uma dessas vezes foi em 2006 e a outra em 2014.

Em 2006 para colaborar com a eleição de Jackson Lago ao governo do estado, gesto que deu a vitória a ele, e a outra para evitar uma cisão entre os partidos que apoiavam a candidatura vitoriosa de Flávio Dino.

Desta vez não há porque abrir mão. Creio que tenho experiência e laços de amizade e de respeito, tanto na área federal como aqui no estado, que possibilitam e facilitam uma boa atuação no senado.

Se eleito serei um senador que trabalhará em perfeita sintonia com o governo do estado, procurando ajudar o governador ao máximo, lutando para que o Maranhão tenha um representante atento no senado.

Com a minha maturidade e experiência tenho certeza de que poderei ajudar muito. Serei sempre, sem dúvidas, como fui como governador, um senador municipalista, atento as injustiças que existem contra os municípios do nosso estado.

Fico feliz em ver que a população aprova essa minha pretensão, creio que já me conhecem ao ponto de me dar a confiança, extremamente honrosa.

Tive longa experiência na vida pública. Deputado federal por duas vezes, vice governador, governador reeleito, ministro de estado, superintendente da Sudene, Diretor Geral do DNOS, secretário de estado por várias vezes, tanto no Distrito Federal como no Maranhão, Diretor de órgãos no Ceará, Maranhão e Distrito Federal, fiz obras por quase todo o Brasil, obras importantes e aqui destaco algumas no Maranhão, como os Centro de Convenções de São Luís e Imperatriz, as barragens do Pericumã e do Flores, o Promorar, a ponte Jose Sarney, a barragem do Bacanga, o pier petroleiro do Itaqui, a pavimentação das Br’s 135 e 226, entre tantas outras estradas, a ponte Dom Gregory em Imperatriz, o aeroporto de Imperatriz e o de Barreirinhas, para citar algumas das mais importantes. Cito aqui também a Norte Sul no trecho maranhense e o projeto da Transposição do rio São Francisco para o Nordeste.

Como deputado nesta legislatura luto por projetos estruturantes que implantados vão mudarão, definitivamente, o nosso perfil sócio econômico, como o Programa Espacial Brasileiro que vai inserir o Centro de Lançamento de Alcântara no fabuloso mercado global da tecnologia espacial e que vai trazer um centro de tecnologia de importância global.

Para isso é fundamental que tenhamos aqui escolas de engenharia de altíssimo nível e conceito como o Ita, batalha vencida com ajuda da bancada maranhense. O Ita já é uma realidade com vestibular sendo elaborado para a formação das primeiras turmas de engenheiros espaciais.

E, sem dúvidas, o importantíssimo projeto da refinaria de Bacabeira, do um polo petroquímico, e de um porto exclusivo para esse empreendimento com investimentos de mais de 30 bilhões de dólares que atrairá milhares de empregos permanentes e de empresas industriais que transformarão o Maranhão em um dos estados líderes da região.

No momento trabalho também para criar outros grandes portos no Maranhão que permitirão transformar o nosso estado em um grande complexo portuário brasileiro, atraindo investimentos para o cá.

Isso tudo me dá absoluta confiança de que saberei desempenhar bem um mandato de senador, se eleito for, com força e espirito redobrado para continuar ajudando a desenvolver o Maranhão.

E viva São José de Ribamar, meu santo de devoção.