Wellington convida para Audiência Pública sobre animais…

Temos a honra de convidar toda a Imprensa para participar de uma Audiência Pública, na data de 21 de fevereiro, com início às 14 horas, no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Maranhão, objetivando discutir sobre  o assassinato de animais no Maranhão (mais de 60 gatos foram assassinados em menos de 45 dias); o que o Poder Público pode vir a fazer diante dos constantes casos de maus tratos de animais; implantação do Programa de Proteção Animal.

Solicitamos a gentileza de fazer contato pelo telefone abaixo, para confirmação de sua presença e/ou representante (Rodrigo Santos – Assessor de Comunicação (98) 9 8836-3731 / 3269-3429). Ao ensejo, apresento votos de estima e elevada consideração.

Deputado Wellington se reúne com defensores de animais para tratar sobre Audiência Pública

Os animais foram assunto de destaque em uma 2° reunião na tarde da última terça-feira (14), entre o deputado estadual Wellington do Curso (PP) e defensores de animais, na Assembleia Legislativa. A pauta da reunião foi sobre a Audiência Pública em defesa dos animais que será realizada no dia 21 de fevereiro, às 14h, no Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Maranhão.

“Nossas ações em defesa dos animais remetem ao ano de 2015, quando realizamos uma audiência pública e discutimos sobre a necessidade de se articular políticas públicas de proteção e cuidado aos animais. Como deputado estadual, eu não posso efetivar nenhum projeto, mas posso propor e foi o que eu fiz. Apresentamos várias possíveis soluções, dentre elas o Programa de Proteção Animal. No entanto, o ano se passou e nada foi feito. Deparamo-nos agora com duas chacinas recentes… um verdadeiro absurdo. Por isso, solicitamos essa outra audiência e, juntos, iremos cobrar ações efetivas que protejam os animais”, disse Wellington.

Para a fundadora e presidente do movimento Proteção Animal SLZ, Solange Braga, esta audiência é um marco para a causa animal.

“Com o apoio e o empenho pessoal do deputado Wellington do Curso junto ao poder público, teremos um resultado mais efetivo. O que precisamos é da aplicação dessas leis. Além da sensibilização da população, precisamos também da sensibilização do poder público”, destacou Solange.

Também esteve presente a Diana Serra, da ONG Bicho Feliz, que demonstrou entusiasmo por saber das ações em defesa dos animais.

“Nós ficamos felizes por saber que há ainda quem se importe com os animais. Temos certeza de que, juntos, conseguiremos proteger esses que dependem da gente”, disse Diana.

O deputado Wellington ainda destacou seu projeto de programa de Proteção Animal que será discutido na Audiência Pública.

Programa de Proteção Animal

1-Buscar o maior equilíbrio na população animal, diminuindo o índice de abandono e maus-tratos de modo a prevenir agravos à saúde pública e as agressões ao meio ambiente.

2-Desenvolver ações de Educação Ambiental sobre a fauna junto à sociedade, buscando-se criar consciência sobre a responsabilidade da guarda dos animais e a necessidade de conservação e respeito à fauna urbana.

3-Instituir um sistema de identificação e cadastramento de animais no município.

4-Fomentar ações para a adoção responsável de animais abandonados na cidade.

5-Instituir mecanismos de coerção e de fiscalização das ações dos cidadãos em relação aos seus animais, através de arcabouço legal específico e ou fazendo-se cumprir a legislação vigente sobre o tema.

6-Elaborar e desenvolver projetos de investigação em parceria com instituições de ensino, pesquisa e de proteção aos animais, para a busca de alternativas ao controle populacional da fauna na cidade, entre outras.