Deputado Zé Inácio é homenageado em solenidade do INCRA

O deputado Zé Inácio participou na ultima terça-feira da solenidade de inauguração da Galeria de Superintendentes do INCRA, que faz parte das comemorações de 46 anos do órgão. O deputado atuou como superintendente na instituição no período de 2011 a 2014.

Zé Inácio falou da honra em ter gerido uma instituição de tão grande importância. “Tive a honra de ser superintendente, algo que me deixou muito orgulhoso em poder contribuir com o desenvolvimento do Estado do Maranhão e no período em que estive à frente do órgão tivemos grandes avanços. Fomos considerados uma das melhores gestões daquela instituição no Brasil, é tanto que, em 2013, fomos a superintendência que mais desapropriou terras em nível nacional, um recorde que nos deixa orgulhosos num momento em que havia uma regressão no número de terras desapropriadas no Brasil.”, destacou.

Durante a Gestão de Zé Inácio o INCRA também obteve grandes avanços na regularização de comunidades quilombolas, bem como em assistência técnica nas áreas dos assentamentos, também foi garantida melhorias na infraestrutura e a construção de mais de cinco mil moradias, mais de mil quilômetros de estradas, inúmeros poços artesianos, bem como um atendimento a um número considerado de famílias assentadas no Maranhão.

Na galeria estão registrados os 22 superintendentes que já passaram pela administração do órgão, desde 1965 a 2016. A galeria foi inaugurada pela primeira vez em 1997, na gestão do superintendente Luís Alfredo.

O deputado destacou a importância da solenidade. “É importante para o estado essa solenidade principalmente por preservar a memória institucional e também promover o reconhecimento público daqueles cidadãos que exerceram o cargo de superintendente da autarquia aqui do Maranhão, implementando a Reforma Agrária e a regularização fundiária, garantindo acesso ao crédito, garantindo a moradia digna, infraestrutura básica como estradas e poços artesianos para garantir água de qualidade, não só para o consumo das famílias, mas para garantir a produção dos assentados para fortalecer a agricultura familiar no Maranhão”, disse.

O parlamentar concluiu parabenizando o atual superintendente, George, pela excelente gestão que vem fazendo e estendeu os parabéns aos servidores do
órgão, que ao longo de todos esses anos contribuíram para que o Incra fosse uma referência no desenvolvimento rural no estado do Maranhão. Em especial aos servidores Sérgio Campos, Célia e Flávia, que compõem o setor da Comunicação do órgão, e que foram os principais responsáveis pela solenidade.

Estiveram presentes os ex-superintendentes: Plínio Ferreira Marques, Joaquim Salles Itapary, José Ribamar Arouche Filho, César Rodrigues Viana, Raimundo Monteiro dos Santos, atualmente presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Benedito Ferreira Pires Terceiro, Maria de Fátima Pessoa Santana, única mulher a ter sido superintendente do INCRA, Antônio César Carneiro de Sousa e o senhor Lívio Jonas Mendonça que estava representado pela Sra. Mariana Bandeira de Melo.