Corajosa, prefeita de Rosário quer ser a primeira mulher a presidir a Famem…

Mulher corajosa: Prefeita Irlahi disse que vai enfrentar máquina do governo, nas entrelinhas, Irlahi sugere que o governo tenta influenciar o resultado das eleições “chamando os prefeitos” para votarem no seu candidato.

Abaixo, um trecho de sua entrevista dada blogueiro Robert Lobato, onde a prefeita de Rosário, Irlahi Moraes, do PMDB, demostra suas intenções ao se tornar a primeira presidenta da Federação dos Municípios:

A peemedebista disse que deseja fazer uma campanha propositiva e colocar o debate sobre o municipalismo na ordem do dia no Maranhão. Afirmou ainda que deseja efetivamente aproximar a Famem dos municípios e dos prefeitos, e que irá propor constantes parcerias com o Governo do Estado , Governo Federal, deputados estaduais e a bancada maranhense na Câmara e no Senado, já que se considera uma candidata independente.

“Nossa plataforma de campanha é fundamentalmente propositiva e visa, em primeiro lugar, aproximar efetivamente a Famem dos municípios, prefeitos, câmaras Municipais e assim colocar um constante debate sobre a importância do municipalismo para o desenvolvimento do Maranhão. Para isso, enquanto candidata independente, não vamos nos negare a procurar parcerias com o Governo do Estado, Governo Federal, nossos deputados estaduais e, claro, nossa bancada na Câmara Federal e no Senado da República”, garante.

Primeira mulher presidente

Além das propostas, Irlahi Moraes confia na sua capacidade de mobilização para conquistar a maioria dos votos dos prefeitos para vencer a eleição de presidente da Famem. Ela acredita ainda que a sua condição de mulher pode ajudar a sensibilizar as quase 40 prefeitas maranhenses a darem a chance de ser a primeira mulher a presidir a entidade.

“Estou conversando com todos os prefeitos sem fazer distinção política ou partidária, pois quero convencê-los que temos as melhores propostas para a Famem. Não posso, porém, deixar de fazer uma abordagem especial em relação as nossas prefeitas, pois nós mulheres gestoras sempre ficamos em segundo plano quando o assunto é a discussão sobre o grandes desafios políticos do nosso estado. Estou confiante que a força das nossas quase 40 gestoras pode fazer a diferença para elegermos a primeira mulher presidente da Famam”, assegurou.

Perseguição

Por fim, a prefeita comentou sobre informações dando conta de que o Palácio dos Leões estaria intimidando prefeitos e prefeitas dispostas a votarem na sua candidatura.

Irlahi Moraes afirmou que prefere não acreditar que o Governo do Estado esteja usando o seu poder político para influenciar no resultado da eleição na Famem. Mas, segundo a prefeita-candidata, há indícios de que os Leões não vão deixar a eleição da entidade transcorrer apenas no âmbito dos prefeitos.

“Temos informações de que o Governo do Estado está usando a força política para intimidar os prefeitos e prefeitas dispostos a votarem na nossa chapa sob pena de retaliações como, por exemplo, ficarem sem o asfalto, poços etc. Não quero acreditar nessas coisas, pois seria um atitude nada republicana do governo. Prefiro crer que a eleição vai transcorrer apenas no âmbito da vontade dos gestores municipais”, disse a candidata.

Reeleita com 45.44% dos votos válidos, Irlahi Moraes lidera chapa ao lado do prefeito eleito de Imperatriz, Assim Ramos, também do PMDB.