Deputado Wellington apresenta Projetos de incentivo à doação de sangue

Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado hoje (14), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) apresentou mais 02 Projetos de Lei, com a finalidade de lembrar a importância do ato da doação e agradecer às pessoas que salvam vidas por meio da solidariedade.turca

Aproveitando a data, o parlamentar fez referência a outros projetos, de sua autoria, em defesa dos doadores de sangue que já foram apresentados desde 2015, a exemplo do que prevê a baixa de pontuação na CNH aos doadores de sangue. Além desses, Wellington apresentou outros dois projetos: um institui o Programa “Doadores do Amanhã”; o outro, dispõe sobre benefícios aos solidários doadores.

“A doação de sangue é um ato que atrela a si a solidariedade e a preocupação para com o próximo. A atitude do cidadão ao doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Quem doa sangue, doa vida. Infelizmente, o banco de sangue sempre está precisando de doação. Por sabermos de tal realidade, apresentamos aqui tais projetos, com dois intuitos: enaltecer o gesto desses ‘heróis’ que são os doadores de sangue e, além disso, fomentar essa atitude de amor e solidariedade.”, ressaltou.

Negativo de sinal de cruz contido em quadrado.

ENTENDA OS PROJETOS:

Seta para a direita preta”Doadores do amanhã”: tem a finalidade de conscientizar os alunos da rede pública e privada de ensino sobre a doação voluntária de sangue, órgãos e tecidos. Para a consecução do “Programa Doadores do Amanhã” os órgãos competentes deverão capacitar servidores públicos para ministrarem palestras sobre os temas.
Seta para a direita pretaBenefícios para doadores: o projeto prevê alguns benefícios aos doadores de sangue, como:

I – O mesmo atendimento dispensado aos idosos em fila de bancos;

II – O mesmo benefício concedido aos idosos no âmbito da Justiça Estadual, com relação à prioridade.

III – Descontos em casas culturais e comerciais desde que estas disponham aviso na entrada dos estabelecimentos, comunicando a adesão e percentual concedido.