Lula é denunciado no STF: A “alma mais honesta do Brasil” queria “melar” investigações…

Janot denuncia Lula ao STF na Lava-Jato

Valor Econômico – A Procuradoria Geral da República ofereceu denúncia contra o ex¬presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito que investiga se houve uma trama para comprar o silêncio e evitar a delação do ex-¬diretor da Petrobras Nestor Cerveró.ee0f8d1fe6c1c53265eca1d9a1a08330

O procurador¬geral da República, Rodrigo Janot, informou ao Supremo que incluiu na denúncia apresentada contra o senador Delcídio do Amaral (sem partido¬MS) sobre a trama.

“Se constatou que Luiz Inácio Lula da Silva, José Carlos Bumlai e Maurício Bumlai atuaram na compra do silêncio de Nestor Cerveró para proteger outros interesses, além daqueles inerentes a Delcídio e André Esteves, dando ensejo ao aditamento da denúncia anteriormente oferecida”. Segundo Janot, há “diversos outros elementos” comprovando a participação de Lula na empreitada, além da colaboração de Delcídio.

Janot também pediu ao Supremo a inclusão de Lula, dos ministros Ricardo Berzoini (Governo) e Edinho Silva (Comunicação), e do chefe de gabinete da Presidência da República, Jaques Wagner, no maior inquérito da Operação Lava¬Jato em andamento na Corte. Também estão na lista os nomes dos senadores Jader Barbalho e Delcídio do Amaral, os deputados Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves, além do ex¬ministro Antônio Palocci. No total, são 31 nomes.

Outro lado

O ex¬presidente Lula negou ter feito qualquer tipo de interferência nas investigações da Operação LavaJato. Em nota, o Instituto Lula afirmou que o ex¬presidente já esclareceu os fatos à Procuradoria¬Geral da República. O procurador¬geral da República, Rodrigo Janot, denunciou nesta terça¬feira o ex¬presidente Lula ao Supremo Tribunal Federal (STF), com base na delação premiada feita pelo senador Delcídio do Amaral (sem partido¬MS). “O ex¬presidente já esclareceu, em depoimento prestado à Procuradoria¬Geral da República, que não praticou qualquer ato objetivando interferir na Operação Lava Jato”, afirmou o Instituto Lula, por meio de uma nota com essa única frase.

A PGR ofereceu denúncia contra Lula no STF no inquérito que investiga se houve uma tentativa de evitar a delação do ex¬diretor da Petrobras Nestor Cerveró, por meio da “compra do silêncio”. O pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai, teriam atuado a pedido de Lula para evitar denúncias de Cerveró. Por sua vez, Berzoini se disse indignado com “mais um vazamento com claros objetivos políticos”, sem que ele tenha acesso às fundamentações do pedido de investigação do procurador¬geral ao STF. “Manifesto minha total tranquilidade em relação às investigações, confiando que a verdade prevalecerá.”