Considerada a cidade mais progressista da Baixada Ocidental Maranhese, Pinheiro deve ser o cenário de uma das mais acirradas disputas eleitorais em 2016.
Comandado atualmente pelo prefeito Filuca Mendes (PMDB), o município será o palco de uma disputa estadualizada.
De um lado, o peemedebista, que tentará a reeleição com a chancela do grupo do ex-senador José Sarney e da ex-governadora Roseana, ao qual sempre foi aliado.
De outro, o vereador Leonardo Sá (PDT), que será o candidato oficial do governo Flávio Dino (PCdoB), com apoio do deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) e do federal Weverton Rocha (PDT).
O apoio da base governista, por sinal, é encarado como um dos trunfos do pedetista, já que na eleição de 2014 Flávio Dino obteve 69,36% dos votos validos em Pinheiro.
Leonardo Sá é médico e exerce pela segunda vez o mandato de vereador na cidade. No ano passado disputou uma vaga na Câmara Federal, quando conseguiu 15.947 votos, sendo, atualmente, o primeiro suplente de fato da coligação Todos Pelo Maranhão 2 – Julião Amin e Rosângela Curado, ambos também do PDT, que estão na frente de Sá, integram a equipe de governo.
Foi o deputado Othelino Neto quem chancelou o apoio do PCdoB ao projeto de candidatura de Leonardo Sá. Vice-presidente da Assembleia, o parlamentar esteve em Pinheiro no mês de março, para receber o título de cidadão pinheirense.
“Leonardo Sá faz parte do projeto de renovação política do governador Flávio Dino, para o estado do Maranhão”, declarou o comunista.
Do blog do Gilberto Leda