“Navio encalhado deverá derramar poluição nas praias, caso barreiras de contenção não sejam apropriadas”, alerta vereador Sá Marques…

“Os vereadores, deputados, empresas ainda não atentaram para aquilo que está acontecendo com relação ao navio encalhado, Stellar Banner”.

Segundo Sá Marques, as barreiras de contenção convencionais que a Vale pretende usar não seriam apropriadas para nosso tipo de mar profundo, aqui, o correto seria usar “barreiras com saiotes maiores”, as “barreiras oceânicas”.

Barreiras de contenção inapropriadas poderão causar problemas maiores…

O vereador fez um alerta para o grave problema de derrames de vários kilos de óleo bruto (4,5 milhões de kg), duma massa pesada, que nunca submerge, e, devido seu peso, poderá ser empurrado para as correntes até chegar às praias, neste caso, só as barreiras de contenção oceânicas poderão resolver o problema.

Onde estão os responsáveis?

Em seu pronunciamento na Câmara de Vereadores de São Luís, na manhã desta segunda (09), o vereador de São Luís, Professor Sá Marques (Podemos), alertou para os perigos de outro desastre nas praias do Maranhão.

Sá Marques, que foi funcionário da Vale por vários anos, disse saber do risco eminente do casco desse navio rachar e causar, a qualquer hora, um desastre ambiental gigantesco no Maranhão. A chance do navio romper é grande, garante o vereador.

“Se o navio romper, se entrar mais 30 metros de água, vai ser a maior desastre ambiental, não vai sobrar nada. Nossas correntes são fortes. No dia 11 de março, a maré vai chegar a 6 metros e meio, e as autoridades de São Luís, do Estado, ainda não atentaram para o que está acontecendo com esse navio”.

Abaixo, sua explicação rápida dada hoje pela manhã:

2 pensou em ““Navio encalhado deverá derramar poluição nas praias, caso barreiras de contenção não sejam apropriadas”, alerta vereador Sá Marques…

Os comentários estão fechados.