Há 50 anos, Barrerinhas conta a história do caboclo trabalhador…

Registros da história de Barreirinhas, feitos pelo ex-prefeito Leó Costa, trabalhista, aliado do antigo PDT de Jackson Lago e Brizola, lembra, através de fotos as comemorações do Dia do Trabalhador dos caboclos da terra.

Salve Primeiro de Maio, Dia do Trabalhador

Quem se debruçar sobre as fotos abaixo vai descortinar trechos e traços importantes da história da luta dos trabalhadores de BARREIRINHAS.

Muito jovem, formado em sociologia e política pela universidade federal de Pernambuco, voltei para Barreirinhas e para o Maranhão.

Lutei pela organização e pelos direitos democráticos do povo trabalhador, principalmente pela liberdade do homem do campo. Se mostramos essas fotos a líderes como Domingos Bizerra, Geremias Batista, Antônio Mariano, Budico do Jabuti, Zé Raimundo da Jurubeba, Zé Preto do Braço, Zequinha do Oscar, Chico Ota da BaixaD’Água, Everaldo Canavieira do Munim, Pedro Graciano do Bartolomeu e  tantos outros, eles contarão mil detalhes dessa história.

50 anos depois, cá estamos nós, no mesmo ideal, na mesma trincheira, na mesma luta. Pelo respeito e emancipação da classe trabalhadora, suas mulheres, suas crianças, suas famílias.

Viva o primeiro de maio, viva a classe trabalhadora, de BARREIRINHAS, do Maranhão, do Brasil e do Mundo!

Léo Costa, ex-prefeito de Barreirinhas. 

Abaixo, mais registros fotográficos da época: