Sérgio Frota, uma grande surpresa para o Maranhão…

Uma coisa é certa, o Deputado Boliviano tem causado bastante surpresa para os analistas de plantão da Assembleia Legislativa.Sfrota-640x359

Quem acompanha o desempenho do seu mandato afirma que, apesar de não se considerar político e sua intenção é ajudar o esporte, tem feito inúmeras matérias de forte interesse coletivo em outras áreas, tais como: solicitando a adoção de regras para instalação de empreendimentos que causem impactos na vida da cidade (impacto de vizinhança), a atualização do Código de Postura Municipal que é de 1968, dentre outras.

Para os bairros da Capital solicitou inúmeras melhorias que, ao todo, entre asfaltamento, construção de escolas, revitalização de feiras, abastecimento d’água, iluminação pública, construção de creches e escolas, implantação e reforma de postos de saúde, sinalização de trânsito e segurança, perfazem um total de 68 solicitações e já apresentou, só no segundo semestre, várias matérias solicitando a inclusão de rota no programa interbairros e espaço nos meios de comunicação para divulgação de fotos e comentários de crianças desaparecidas. Muita coisa para um Deputado de primeiro mandato.

Também apresentou propostas de impacto do tipo: o bloqueio que inutiliza o celular em caso de roubo ou furto e o aumento do número de pontos para suspensão da carteira de habilitação para taxistas. Coisas que além de pertinentes, chamam bastante atenção para seu mandato político.

No campo das Leis, além das inúmeras que concede o título de utilidade pública para várias entidades, é o autor daquela que proíbe a utilização de apontadores laser e as barulhentas e incomodativas buzinas marítimas em grandes eventos. Também, por justiça, criou a medalha Herbert Fontenele que será concedida a repórteres, radialistas, blogueiros comentaristas e apresentadores de tv e rádio. Apresentou a proposta de bônus pecuniário para policiais que apreenderem armas e outra de multa para quem passar trote para polícia, bombeiro e SAMU.

Nos bairros, desenvolve o programa “Esporte na Comunidade” em parceria com o Sampaio Corrêa, SEDEL (Secretaria Estadual de Esporte e Lazer) e ATASC (Associação dos Amigos e Torcedores do Sampaio Corrêa) que tem como objetivo levar às comunidades as escolinhas de futebol para crianças de 8 a 14 anos e atividades funcionais desportivas para adultos acima de 40 anos. Nessa primeira leva já estão em fase de implantação os polos do Parque Vitória no Residencial Terra Livre E Itaqui Bacanga no Alto da Esperança e nas cidades de Ararí, Pinheiro, Barreirinhas, Cachoeira Grande, Santa Rita e Barreirinhas. Entretanto, o objetivo levar para vários polos do Estado e bairros da Capital. É muito comum ver o Deputado aos sábados em vários bairros da Capital e no interior do Estado com sua equipe e lideranças.

O Deputado Sérgio Frota vem surpreendendo a todos pela forma proativa que trata suas ações, lembra muito a safra empresarial política de Fortaleza. Surpreende também pelo volume de propostas legislativas para um iniciante. Diferentemente do que se esperava, ele e sua equipe de gabinete estão demonstrando muita capacidade técnica e arrojo, que é uma das suas características.

O parlamentar do esporte, como gosta de ser chamado, tem também a capacidade de tocar suas empresas e ainda é considerado, inclusive pela mídia nacional, como um dos maiores dirigentes de futebol do País e hoje, no comando da “Bolívia Querida”, resgatou, através da brilhante campanha da série B do Campeonato Brasileiro, o orgulho dos torcedores locais e, consequentemente, o orgulho das pessoas em ser maranhense, pois muita gente não se deu conta, mas em todos os jogos do Sampaio Correia fora do Estado havia sempre um número considerável de torcedores vestindo a camisa do tubarão e nos jogos locais, os Maranhenses coloriam a cidade usando camisas e bandeiras com as cores do Sampaio. Isso é o resgate de um sentimento que estava escondido há muito tempo nos maranhenses. Sem sombra de dúvida, sua atuação surpreendeu muita gente.