Prisão de ex-gerente de agência do BB em Ribamar poderá complicar ainda mais a vida de Gil Cutrim?

Fantasma da COOPMAR!

Gerente do BB  poderá ficar calado, mas, se resolver fazer delação poderá jogar muita lama no ventilador.

Pelo menos um fato quase passou despercebido durante a segunda fase da Operação Cooperare.

Enriquecimento ilícito? Gerente do BB  poderá ficar calado, mas, se resolver  fazer delação poderá jogar muita lama no ventilador…

A Operação foi deflagrada pelo Ministério Público do Maranhão (1ª Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar) e do Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em parceria com a Polícia Civil e Controladoria Geral da União (CGU): que culminou com a prisão de um gerente de banco ligado ao ex-prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, hoje deputado federal eleito.

A Operação, que cumpriu mandados de prisão preventiva contra os 11 denunciados por lavagem de dinheiro, organização criminosa e peculato, levou para a cadeia Gedian Lima de Macedo, então gerente da agência do Banco do Brasil na cidade.

Gedian cuidava da conta da prefeitura ribamarense no período em que a empresa COOPMAR operou no município e que abrigava mais de mil fantasmas, de acordo com denúncias que estão sendo apuradas pelo MP, Gaeco e CGU. Gedian, à época, morava em São José de Ribamar, era um dos maiores defensores do ex-prefeito, que além de fazer uma péssima gestão, colocou o município nas páginas de escândalos de malversação dos recursos públicos. Gil Cutrim chegou a ter o mandato cassado pela Justiça, após ação movida pelo Ministério Público.

Das inúmeras ações que responde na Justiça, no entanto, as duas que aparentemente tem dado maior dor de cabeça ao ex-prefeito estão relacionadas a investigada Coopmar, e sobre à concessão dos serviços de água e esgotos do município para a Odebrecht, com ação sobre irregularidade na contratação gerou outra denúncia contra o então prefeito Gil Curtrim, desta vez, por enriquecimento ilícito.

E a delação de Gedian Lima Macedo deverá render mais problemas para Gil Cutrim…