São Luís: No mesmo quarteirão, a velha cidade suja, esburacada e largada, porém…

No mesmo quarteirão da velha cidade, a beleza e a sujeira…

Lamentáveis cenas de abandono, lixo, excrementos, poluição que mata nossas belezas e riquezas. Neste post deixarei uma pequena observação, explorando as imagens captadas por  mim na manhã desta quarta-feira, 07, neste inicio de final de ano.

Abandono e restauração no mesmo quarteirão:

 Porém, parte de um quarteirão foi restaurado pelo governo federal. Nesse sentido, ainda vale a pena sair de casa e ver as belezas de nossa cidade, da parte antiga, que mesmo poluída continua mal cuidada, ainda dá vontade de ver.

Que me perdoem os que não compreendem que o termo “velha cidade”, que na minha concepção se aplica ao acervo arquitetônico  que herdamos, mas infelizmente, nem todos sabem valorizar. No final da postagem, uma bela imagem boa de ser apreciada, uma quarteirão inteiro reformado por um convenio federal que restaurou alguns prédios com traços inigualáveis das construções antigas.

Deixo um vídeo mostrando as lamentáveis cenas de abandono de um local turístico que está largado e deteriorado. Onde estão as autoridades da cidade? Vereadores, secretários? Prefeito, governador, deputados, senadores?

A baixo, as cenas de destruição, abandono e sujeiras; excrementos humanos, fedor.

Foto nº 1; antiga parada de ônibus está quebrada e não oferece conforto aos passageiros, na maioria idosos. Mercado Central.

1

Foto nº 2; Ruas e ladeiras sujas, fétidas…

3

Foto nº 3; no mesmo quarteirão (parte inferior) o abandono.

2

Foto nº 4; o porém.

Registro da beleza de várias construções restauradas na parte superior deste quarteirão da parte antiga da cidade, que fica por trás do Mercado Central, na descida da Fonte das pedras.

4

E por falar na Fonte das Pedras….

Fonte das Pedras continua abandonada. Uma vergonha. Onde estão os vereadores da cidade? O prefeito Edivaldo Holanda, que foi o vencedor da eleição, onde estão as autoridades que nada fazem pelo patrimônio histórico de São Luís?

São Luís seria melhor cuidada se nossas crianças, adolescentes, jovens, fizessem constantes visitas aos locais históricos. Fica a dica aos professores, que possam ensinar aos futuros adultos os valores dos antigos; preservar e cuidar, é amar.

O abandono continua, confira no vídeo abaixo: