Senador Roberto Rocha apresenta projeto dos diques ao Fórum do Baixada…

O projeto dos diques é vital para a Região da Baixada Maranhense e estratégico para o estado.

O sonho pelo projeto considerado vital para a Baixada Maranhense, uma vez que contempla toda uma cadeia socioeconômica e produtiva que tem a ver com a própria sobrevivência do povo baixadeiro, volta à pauta desta vez através de uma iniciativa do senador Roberto Rocha (PSB).codevesf

Na última sexta-feira, 25, o parlamentar socialista apresentou o anteprojeto de construção dos Diques da Baixada a membros do Fórum de Defesa da Baixada Maranhense.

Estão previstos, de imediato, recursos na ordem de R$ 21 milhões em 2017, destinados ao projeto executivo; e outros R$ 90 milhões, a partir de 2018, para a execução da obra propriamente dita. Os recursos para o projeto estão garantidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Além de ser responsável pela indicação de um maranhense para um das mais importantes diretorias da Codevasf, Roberto Rocha foi fundamental na articulação junto ao relator da comissão responsável pelo projeto, senador Waldemir Moka (PMDB), solicitando atenção especial para essa empreitada publica que beneficiará diretamente mais de 1 milhão de pessoas com água própria para o consumo, além de ampliar a fronteira agrícola e pecuária do estado.codevesf

Para o senador Roberto Rocha, o projeto Diques da Baixada, que prevê também a elaboração, licenciamento e implantação das obras, “será a redenção da baixada maranhense”. Pura verdade!

Com o objetivo de fazer o controle das áreas de inundação, solucionando o problema de salinização dos campos provocado pela água do mar, que invade os rios e torna as áreas improdutivas, além de reduzir o volume de água para o consumo, o projeto também concorrerá para o fomento de atividades econômicas nas áreas da pecuária, piscicultura, avicultura, apicultura, turismo e extrativismo.

O fato é que o projeto dos diques se constitui mais do que uma questão vital para a Região da Baixada Maranhense. Pela dimensão socioeconômica que abrange, trata-se de uma política pública estruturante com desdobramentos estratégicos para o conjunto do estado do Maranhão.

Nesse sentido, estão de parabéns todos os agentes públicos, privados e da sociedade civil engajados nessa grande causa cidadã. (Extraido do blog do Robert Lobato)