Em Araioses, Rafael Leitoa dá continuidade às Audiências Públicas para Criação do Comitê da Bacia do Parnaíba

A terceira Audiência Pública em defesa da criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, ocorrida nesta quinta-feira (05), na cidade de Araioses, Região do Baixo Parnaíba. Realizada pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, via Requerimento do deputado Rafael Leitoa (PDT), e em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), o evento aconteceu na Escola Municipal Tudes José Cardoso.unnamed

O evento contou com grande participação da sociedade civil, usuários e Poder Público, onde, em suas explanações, foram unânimes em reforçar a importância da criação deste comitê. Utilizado como forma de conscientização sobre as funcionalidades e necessidades da criação de um Comitê de Bacia Hidrográfica, a Audiência Pública serviu também para subscrições dos prefeitos e sociedade das cidades pertencentes à Bacia do Rio Parnaíba.

A Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba é uma bacia Federal, pois envolve os estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Presente nesta luta para a criação do comitê desde os anos 2000, o professor Avelar Amorim, do governo do Piauí, explicou que os Comitês de Bacia Hidrográfica são organismos do Estado, que discutem e deliberam sobre questões centrais relacionadas à gestão das águas. Discutindo sobre a gestão de uso consciente das águas, revitalização das bacias e gestão de recursos enviados ao comitê.

Em seu pronunciamento, o deputado Rafael Leitoa mostrou-se otimista com os resultados alcançados nesta terceira Audiência Pública, Segundo ele, somando-se aos outros dois eventos, faltam apenas 30% do número de subscrições para que sejam dada sequência à criação do Comitê. O deputado agradeceu a presença dos prefeitos, em especial ao prefeito Léo Costa, de Barreirinhas, à parceria da SEMA e à Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, agradecendo à deputada Ana do Gás e ao deputado Cristovam Filho, aos usuários e população presentes.

O deputado ressaltou que o estado do Maranhão deve fazer a sua parte, somando-se à luta do Piauí e Ceará. Rafael Leitoa informou que essa luta iniciou ainda no primeiro semestre de 2015, com um Requerimento enviado por ele à Assembleia Legislativa, onde foi instaurado, via Comissão de Meio Ambiente, a realização de quatro Audiências Públicas para sensibilizar a população, prefeitos e usuários da necessidade de criação deste comitê, uma Audiência inicial na Assembleia Legislativa, em agosto, e as restantes em Balsas, Araioses e Timon, Alto, Baixo e Médio Parnaíba, respectivamente. “Só unindo forças conseguiremos obter êxito. Nós precisamos aprender a gerir a abundância, ao invés de gerenciar a crise, como vários estados do Brasil”, alertou Rafael Leitoa.

 

 

1 pensou em “Em Araioses, Rafael Leitoa dá continuidade às Audiências Públicas para Criação do Comitê da Bacia do Parnaíba

  1. Falando em audiências públicas,,alguém sabe dizer como ficou a situação dos moradores de: Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar em relação a Odebrecht???
    Aparentemente nada aconteceu,,,e pra piorar e como que por um passe de mágica, ela abocanhou também a coleta do lixo,,,!!!!

Os comentários estão fechados.