Deputada Ana do Gás participa de reunião promovida pela SES na regional de Presidente Dutra

A deputada estadual Ana do Gás (PRB) participou na quarta-feira (21), no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MA) de Presidente Dutra, da reunião com o secretário estadual de saúde , Marcos Pacheco, com os 16 prefeitos e secretário municipais de saúde da Regional de Presidente Dutra. A reunião teve como objetivo organizar e debater os serviços de saúde nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).gas1

O encontro debateu os termos da pontuação compartilhada e os Conglomerados Intermunicipais de Saúde. A proposta dos Conglomerados Intermunicipais de Saúde é de reorganização para melhorar e ampliar os serviços de saúde em todo o Estado.

“Vim participar desse debate porque sei que é intenção do Governo do Estado em resolver o problema da saúde no Maranhão e a proposta de conglomerados e desses encontros nas regionais para decidirem a regionalização “, frisou a parlamentar, que estava acompanhada da secretária de saúde de Santo Antônio dos Lopes, Dra. Janaína.

A reunião da CIR de Presidente Dutra faz parte de uma série de reuniões que estão acontecendo e abrangerá as 19 regiões de saúde do Maranhão.unnamed (1)

O secretário Marcos Pacheco, que mediou a reunião, explicou que a atenção básica precisa ser feita por todos os municípios, mas que os demais serviços de média e alta complexidades em saúde devem ser organizados dentro das regiões. “Não adianta cada município tentar fazer tudo em saúde. Assim, acaba não conseguindo executar nem o básico, pois saúde custa caro. É justamente por isso que precisamos colocar em prática uma rede de saúde solidária, com inteligência gerencial. Cada município que está aqui vai decidir quais serviços poderá compartilhar a partir de agora com o outro”, destacou Marcos Pacheco.

O secretário disse ainda que é preciso trabalhar com prevenção, que é mais eficaz, barata e que alivia o sofrimento da população.

Além da deputada, participaram da reunião o secretário adjunto de articulação política, Ricardo Lucena e o gerente Regional de Saúde, Zé Orlando, além dos prefeitos das cidades de Capinzal do Norte, Dom Pedro, Fortuna, Gonçalves Dias, Governador Eugênio Barros, Governador Luiz Rocha, Graça Aranha, Joselândia, Presidente Dutra, Santa Filomena do Maranhão, Santo Antonio dos Lopes, São Domingos do Maranhão, São José dos Basílios, Senador Alexandre Costa e Tuntum.