Título de cidadão de São Luís do senador Weverton

O senador Weverton receberá o título de cidadão de São Luís, nesta quinta-feira (17 de outubro), às 16h, na Câmara Municipal. Nascido em Imperatriz, Weverton passou grande parte de sua vida em São Luís, onde começou sua atuação na política, ainda no movimento estudantil. A proposta do título é de autoria do vereador Pavão Filho.

Weverton nasceu em Imperatriz, Maranhão, no dia 8 de outubro de 1979. Graduado em Administração. É senador pelo Maranhão, tendo sido eleito com quase 2 milhões de votos, maior votação da história do estado para o cargo. É líder da bancada do PDT no Senado, segundo suplente da Mesa Diretora, membro da Executiva Nacional do Partido, presidente do PDT Maranhão e, pelo quinto ano consecutivo, um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo a publicação “Os 100 Cabeças do Congresso”, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).

Entre as pautas que marcam atuação de Weverton estão a geração de emprego e renda, a defesa dos direitos do trabalhador e a valorização da educação como principal motor do desenvolvimento.

No Senado, já apresentou 74 proposições, entre projetos de lei e requerimentos, além de diversas emendas a medidas provisórias, com objetivo de tornar a legislação mais justa para os trabalhadores em geral e para os maranhenses em especial.

É filiado ao PDT desde os 16 anos, onde iniciou sua caminhada na Juventude Socialista do partido. Foi líder estudantil, tendo sido presidente da UMES (União Maranhense de Estudantes Secundaristas); único membro nordestino a participar como delegado da OCLAE (Organização Continental Latino Americana e Caribenha de Estudantes), como membro da UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas); e dirigente da UNE (União Nacional dos Estudantes).

Em 2007, tornou-se o mais jovem secretário estadual do Brasil, assumindo a pasta de Esporte e Juventude do Maranhão, durante o governo de Jackson Lago.

Em 2010, elegeu-se como suplente de deputado federal e assumiu o cargo em definitivo em 2012. Reelegeu-se deputado federal em 2014. Foi líder do partido na Câmara dos Deputados, em 2016 e 2017, e em 2018 foi escolhido líder da Minoria.
Em 2018, também foi considerado o segundo melhor deputado no e-ranking Cidadão, do Laboratório de Estudos Político-Sociais (LABEP), em estudo que avaliou os 513 deputados federais e 81 senadores, usando como principal critério o engajamento em projetos que eram de interesse da sociedade.