Roberto Rocha garante 50 leitos de UTI e 90 leitos de enfermaria para combate ao COVID -19 no HU-UFMA

Por meio de emenda do senador Roberto Rocha (PSDB), o Hospital Universitário Presidente Dutra, da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vai adquirir 50 novos leitos de UTI e 90 leitos de enfermaria para tratamento exclusivo de pacientes com Covid 19.

Segundo o senador, já estão funcionando 20 leitos de UTI; na próxima semana irão funcionar mais 20 e daqui a 15 dias mais 10, totalizando mais de 50 leitos que estarão disponíveis para os pacientes infectados no Maranhão.

“Estamos conseguindo os equipamentos, principalmente respiradores, insumos e recursos para contratar profissionais. Diante do alerta do prefeito de Teresina, estamos trabalhando, também, para abrir nos próximos dias um Hospital de Campanha na cidade de Caxias”, anunciou Roberto Rocha.

Em entrevista ao JMTV, na TV Mirante, o reitor da UFMA, Natalino Salgado, disse que a estrutura adicional foi pensada com base na necessidade de ampliação da capacidade de atendimento do hospital, uma vez que todos os 20 leitos, inicialmente disponíveis, já estão ocupados.

Ele afirmou ainda que a expectativa é que a dinâmica melhore o atendimento à demanda de leitos para casos mais graves no estado.

“Está havendo um aumento de número de casos confirmados e, consequentemente, aumento da procura de leitos de UTI. E quanto mais cedo atendermos às pessoas que estão contaminadas, mais vidas vamos salvar”, afirmou Natalino.