Prefeitura de São Luís recebe caminhão pipa e máquina fabricadora de gelo da Codevasf

A Prefeitura de São Luís recebeu, na manhã desta sexta-feira (30), um caminhão pipa e uma máquina fabricadora de gelo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Os equipamentos vão ser utilizados na higienização das feiras e mercados da capital para incentivar a atividade pesqueira, respectivamente. Os equipamentos foram recebidos pelo prefeito Eduardo Braide e foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar do senador Roberto Rocha (PSDB).

“Um dos objetivos da nossa gestão é fazer de São Luís uma cidade mais verde, mais bonita e competitiva economicamente. Estes equipamentos vão contribuir para que a gente possa iniciar diversos projetos como os voltados para o desenvolvimento da atividade pesqueira e outras ações que serão anunciadas em breve, e que contarão com a importante parceria do senador Roberto Rocha, a quem agradeço em nome de toda a nossa população”, disse o prefeito Eduardo Braide logo após a assinatura do termo de doação dos equipamentos.

O senador Roberto Rocha informou que a entrega realizada hoje é apenas a primeira de uma série de doações que a cidade receberá. “Eu e o prefeito Eduardo Braide temos conversado sobre a implantação de um projeto para São Luís, que será anunciado em breve. Estes equipamentos são a primeira parte de uma série de entregas que faremos para a cidade para o desenvolvimento deste novo programa e que agora começa a se tornar realidade”, afirmou.

O superintendente da 8ª Regional da Codevasf, Celso Adriano Costa Dias, destacou as ações do governo federal, por intermédio da Codevasf. “Todas estas ações permitem a melhoria do trabalho do pequeno produtor e contribuem para o desenvolvimento dos municípios maranhenses, beneficiando centenas de famílias”, disse.

A solenidade de entrega também contou com a presença do diretor da área de Desenvolvimento e Infraestrutura da Codevasf, Antônio Rosendo Neto Júnior.

Equipamentos

A Prefeitura de São Luís recebeu um caminhão pipa com capacidade para 9 mil litros de água. O caminhão será empregado na limpeza das 10 feiras e 30 mercados de São Luís, melhorando o trabalho de higienização que já é realizado rotineiramente, garantindo mais saúde e segurança para feirantes e consumidores.

Também foi doada uma máquina de gelo com capacidade de armazenar 180 quilos de gelo em escamas e que será empregada no incentivo à indústria pesqueira.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Liviomar Macatrão, a máquina fabricadora de gelo vai complementar um trabalho que está sendo desenvolvido em parceria pela Semapa e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

“Estamos fazendo o diagnóstico do desembarque pesqueiro em São Luís, mapeando todos os pontos de pesca da cidade, identificando os locais com maior movimentação do setor. Com isso, será possível planejar o desenvolvimento da cadeia produtiva do pescado tanto no consumo quanto na comercialização. E a máquina fabricadora de gelo vai facilitar a conservação do produto”, explicou.