Prefeito Eudes Sampaio visita celebrações do Festejo de Nhôzico

O prefeito Eudes Sampaio marcou presença, na manhã desta sexta-feira (26), no festejo religioso realizado no terreiro de Nhôzico, no bairro São Benedito, em São José de Ribamar.

Já presente no calendário dos eventos religiosos da cidade, o tradicional festejo leva anualmente centenas de pessoas ao local, onde são homenageados orixás e demais divindades da religião Umbanda, através de cantos, danças entre outras expressões que são um traço da religiosidade dos antepassados.

Prefeito Eudes Sampaio no terreiro de Nhôzico

A casa de Nhôzico é um espaço de valorização da religiosidade, além de ter uma forte vertente social e cultural, que preserva a memória afro-brasileira no município.

Para o prefeito Eudes Sampaio, as religião, com toda sua diversidade, é respeitada e valorizada em São José de Ribamar, o que garante a livre expressão e a perpetuação do ambiente laico no município.

Ao som das caxeiras, figuras tradicionais que entoam os cânticos das principais etapas da festa do Divino Espírito Santo no Maranhão, o prefeito Eudes Sampaio foi recebido e homenageado com uma canção que ritmada pelo toque das caixas, que deram sustento aos repentes elaborados de improviso, pedindo bênçãos e prosperidade para o gestor, assim como para toda a população ribamarense.

O prefeito foi convidado também para conhecer todo o espaço do terreiro, sendo recebido pelos responsáveis pela manutenção e continuidade dos rituais do Candomblé ao Tambor-de-Mina. O responsável pelo terreiro, conhecido por toda a redondeza como Nhôzico, expressou a gratidão pela presença do prefeito neste momento de grande importância para os devotos. “É bom sabermos que podemos contar com o prefeito, que se fez presente nessa nossa festa tão bonita. Esperamos vê-lo mais vezes aqui”, ressaltou.

A festa que se destaca pela beleza na ambientação, vestimenta e decoração também homenageia personagens importantes no catolicismo, como santos e mártires. Na ocasião da visita do prefeito Eudes, as homenagens no festejo de Nhôzico estavam direcionadas a Santa Ana e São Joaquim, conhecidos na Igreja Católica como os padroeiros dos avós, tendo sidos os pais de Nossa Senhora e avós de Jesus Cristo.

O festejo, que teve início esta semana, ocorre até o domingo (28), onde serão realizadas preces, cantos e reverencias ao Divino Espírito Santo e Orixás.

1 pensou em “Prefeito Eudes Sampaio visita celebrações do Festejo de Nhôzico

Os comentários estão fechados.