Prefeita Dídima Coêlho acompanha obra de desassoreamento do Rio Grajaú

Prefeita de Vitória do Mearim, Dídima Coelho

A Prefeitura de Vitória do Mearim acompanhou a obra de desassoreamento do trecho de nove quilômetros do Rio Grajaú, próximo ao encontro com o Rio Mearim, feita com recursos de uma emenda parlamentar. O primeiro quilômetro já se encontra completamente navegável.

O assoreamento do trecho do Grajaú ocorreu por conta de um desvio irregular feito por um proprietário de terras na região que represou parte do rio e desviou a água para fazer um lago dentro de sua propriedade. Com o corte irregular, a cidade de Lago Açu deixou de receber a água do Grajaú e o encontro com o Mearim foi aterrado.

Desassoreamento do trecho de nove quilômetros do Rio Grajaú

A obra está sendo realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, graças a uma emenda parlamentar do senador Roberto Rocha, que destinou recursos para conservação das hidrovias que cortam o município e seguirá até a completa abertura do canal e restabelecimento da navegação em todo o trecho afetado.

No local já desassoreado, a prefeita Dídima pode avaliar as condições de navegabilidade e a continuação na obra nos oito quilômetros restantes. Ela pode ver de perto as condições avançadas do aterramento ilegal, como em alguns trechos onde já há uma nova vegetação se formando no que deveria correr o leito do Grajaú.

“É um sonho realizado. Um sonho pelo qual temos lutado desde 2017. Conseguimos com o senador Roberto Rocha, através DNIT, realizar o sonho de muitos. O rio estava assoreado, já tem pés de imbaúba grandes no local. Já nem saímos onde deveria ser o leito do rio. Isso graças a uma pessoa que teve o capricho de tomar para si o rio dos pobres”, contou a prefeita.

Desassoreamento do trecho de nove quilômetros do Rio Grajaú

“Enquanto eu for prefeita ninguém mais vai desviar água do rio, podem ter certeza. Vou seguir lutando contra aqueles que não querem que eu faça as mudanças. Vamos ficar atentos ao crime ambiental cometido aqui e a pessoa responsável será penalizada dentro da lei”, completou Dídima Coêlho.

Também estiveram na visita técnica, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Helierto Pitone, o secretário de Infraestrutura, Paulo Guedelha e a engenheira ambiental da secretaria, Rysllen Rayssa Aragão.

O secretário lembrou que o rio é fonte de água e que sem ela não há vida para os moradores ribeirinhos ou mesmo para as cidades que são abastecidas pelo Grajaú. “Esta caminhada que a gente fez foi cansativa, mas gratificante demais. Esta obra está trazendo vida”, declarou Helierto Pitone.

Já a engenheira contou com mais detalhes sobre o crime ambiental praticado pelo fazendeiro que desviou o curso do Grajaú.

“Com a vistoria que fizemos agora, conseguimos constatar alguns crimes ambientais. Estamos falando de uma Área de Preservação Permanente (APP). Hoje trabalhamos para solucionar problemas ambientais e nos deparamos, infelizmente, com casos como este, que é um problema antigo e que graças a prefeita Dídima teremos de volta o rio e a economia local. Estamos falando de uma área onde as pessoas precisam da pesca para sobreviver. Esse não é um benefício para um, é para a comunidade”, explicou Rysllen Aragão.

Morador ribeirinho, o senhor Manuel Benedito, afetado diretamente pelo assoreamento do Grajaú, falou sobre sua experiência com a situação alarmante dos rios e sobre suas expectativas com a obra.

“Depois que o rio foi morto, acabado, nunca tinha existido um prefeito de coragem, mas hoje temos uma prefeita encorajada. Agradeço o apoio que recebemos, e estamos recuperando o rio com muita luta. Não vamos desistir, esse era o sonho da prefeita e ela vai ver ele realizado, porque não vamos aceitar mais nenhum daqueles que nascem para destruir a nossa natureza”, ressaltou o morador.

Também prejudicado com o crime ambiental, o senhor Dedé, lavrador, agradeceu o empenho da prefeita Dídima, cuja gestão reuniu parceiros para fazer a obra de desassoreamento.

“Sentimos a preocupação da prefeita com o povo da beira do rio, que sofre muito quando desviaram o igarapé e as pessoas começaram a passar necessidade, com o rio sem peixe. Foi muito difícil conseguir o que estamos vendo agora, só foi possível graças ao empenho da prefeita Dídima e do senador Roberto Rocha. Estamos felizes porque sabemos que vai voltar a riqueza do rio Grajaú”, destacou o senhor Dedé.