“Não sei se vai entrar em vigor”, diz Bolsonaro sobre juiz de garantias

Na live com os seguidores, Jair Bolsonaro também deixou no ar uma dúvida sobre a possibilidade de o juiz de garantias, sancionado no pacote anticrime, ser de fato implementado.

“Não sei se vai entrar em vigor… Se te prejudicar, é simples: não vota mais em mim. Afinal de contas, se eu fizer 99 coisas favoráveis a vocês e uma contra, vocês querem mudar. Muda, paciência, é direito de vocês”, afirmou.

O texto sancionado por Bolsonaro entra em vigor no dia 23 de janeiro. A única possibilidade de derrubar o juiz de garantias é uma declaração de inconstitucionalidade pelo STF ou a aprovação de uma nova lei que revogue esse trecho do pacote anticrime.

Na live, Bolsonaro passou a defender a medida. Afirmou que “muita gente defende o juiz de garantias” e que não haverá criação de novas despesas, pois, segundo o presidente, “se for contratar mais juízes, é do orçamento que já é do Judiciário”.

Depois falou que em nenhuma investigação de grande complexidade o juiz atua sozinho.

“Em Curitiba mesmo, na 13ª Vara, não era só o Sergio Moro apenas que conduzia, tinha lá um batalhão de juízes o auxiliando nesse sentido”, disse. (O Antagonista)