Milhares de foliões se despedem do carnaval durante o Lava Pratos de São José de Ribamar.

Mais de 100 mil pessoas deram um até logo as festas carnavalescas 2019, com o tradicional e primeiro carnaval fora de época já consagrado como Lava Pratos de São José de Ribamar. Quem esteve no município durante este sábado (09) e domingo (10), comprovou um verdadeiro mar de pessoas, que cantaram, dançaram, e pularam debaixo das bênçãos do santo padroeiro do Maranhão, no Parque Municipal do Folclore, Therezinha Jansen.

Um forte esquema de segurança, organizado em conjunto com governo do estado e Prefeitura ribamarense, garantiu a tranquilidade dos brincantes que estiveram na orla marítima da sede da cidade. Foram mais de 800 policiais militares, 45 homens do Corpo de  Bombeiros, 90 guardas municipais, além de motos, viaturas, helicóptero do GTA, além de barreiras disciplinadoras e esquema de trânsito especial para veículos de passeio, ônibus e vans dentro da cidade.

Nenhuma ocorrência grave, de acordo com a Polícia Militar, foi registrada no circuito da folia durante os dois dias da festa. “O Lava Pratos sem dúvida é a maior festa de consagração da temporada carnavalesca. Felizmente a exemplo do que aconteceu no ano passado, o forte esquema de segurança, garantiu tranquilidade aos milhares de foliões que prestigiaram o evento”, disse o prefeito Luis Fernando, que participou da programação acompanhado do vice-governador, Carlos Brandão, além de vereadores da Câmara Municipal.

O vice-governador, Carlos Brandão, destacou a importância  do evento como mecanismo de estímulo para economia além de  promoção  do potencial  do turístico e cultural  do Maranhão.

“São foliões de várias cidades maranhenses e de outros estados. A parceria permanente do Governo do Estado, vem possibilitando diversas ações exitosas e que cada vez mais colaboram para o desenvolvimento de diversas esferas, e é exatamente o que acontece aqui em São José de Ribamar, um destino que sem dúvida oferece grandes oportunidades”, disse.

O folião Ribamar Sena, que esticou a temporada, disse que veio de Fortaleza curtir o carnaval no Maranhão, e foi convidado pelos amigos para conhecer o Lava Pratos ribamarense. “Tá aprovadíssimo, muita gente, porém a segurança tá em peso em todas as áreas da cidade, desde a entrada. Isso é muito bom porque a gente sabe que vai ter tranquilidade”, disse o professor.

Para a 73ª edição do carnaval fora de época, dez bandas garantiram a

diversão do Lava Pratos. Ao som de cantores e artistas locais, o evento também recebeu o blocão do Bicho Terra, banda Reprise além da participação marcante da cantora nacional Flávia Bittencourt, que cantou marchinhas carnavalescas, e transformou o Parque Folclórico em um gigantesco bloco organizado.

“É sempre uma grande alegria estar no Maranhão. Estou muito feliz com a receptividade do povo ribamarense e fazer o encerramento desta grande festa, me enche de orgulho e alegria”, encerrou a cantora.