Léo Costa destaca abertura da Casa de Apoio ao Homem do Campo de Barreirinhas…

Fiquem abaixo com o artigo que destaca a volta de um importante projeto da cidade, que foi esquecido por 4 anos, e deverá abrir suas portas ainda nesta semana. Texto escrito por Léo Costa, sociólogo e ex-prefeito de Barreirinhas.

Duas iniciativas, duas histórias, e a mesma substância. O Velho Galpão, ali ao lado do comércio do Zé Mário, no local onde hoje funciona o Farol da Educação, foi abrigo de trabalhadores rurais e canoeiros que chegavam em barcaças chamadas BOTES, cheias de produtos agrícolas das zonas rurais de Barreirinhas.

Foi construído na década de 50, pelo Prefeito José Reis, no tempo em que não havia transporte motorizado. Minha casa e o comércio de meus pais ficavam bem ao lado. Tive a sorte de viver aquele burburinho comercial e popular, passo a passo daquele saudoso tempo .Era humano, educativo e profundamente social que houvesse aquele espaço e aquele reconhecimento.

Nos dias atuais, as razões e os motivos que levaram à criação do Velho Galpão renascem, como história, na Abertura da Casa de Apoio ao Homem do Campo, bela iniciativa da Rádio Lençóis de Barreirinhas.

São muitas dezenas de camionetes que diariamente transportam famílias inteiras de agricultores e pescadores, de todas as regiões do interior do município, para receber a bolsa, o aposento, vender e comprar bens e mercadorias, consultar o médico…

Esses agricultores e pescadores têm necessidade e direito de ter um espaço que os acolha dignamente, perto dos bancos, do comércio e da feira.

Parabéns à Rádio Lençóis, e principalmente ao povo camponês que tanto valoriza e enriquece a linda cidade de Barreirinhas.