Jornal científico aponta que Ivermectina é eficaz contra a covid-19

Uma nova pesquisa desenvolvida com a Ivermectina que tenta demonstrar a eficácia do remédio na prevenção e no tratamento da Covid-19 teve um avanço fundamental: uma prestigiosa revista médica de acesso aberto, publicou os resultados dos ensaios que um consórcio de institutos e cientistas vem realizando há quase um ano no nosso país.

É a publicação E Clinical Medicine que pertence ao grupo editorial The Lancet , um dos mais importantes do mundo científico. A ivermectina é um medicamento amplamente distribuído e há décadas foi autorizada para combater parasitas em humanos, com formulações que são comercializadas em farmácias.

Foi um dos primeiros medicamentos que começaram a ser estudados para atenuar os efeitos do coronavírus , quando especialistas australianos descobriram que em laboratório sua aplicação reduzia a disseminação do vírus.

Na Argentina, foi formado um consórcio de institutos de pesquisa públicos e privados que obteve financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia da Nação para avançar nos estudos.

É dirigido pelo cientista Alejandro Krolewiecki, do Instituto de Pesquisa em Doenças Tropicais da Universidade Nacional de Salta (UNSa). E é composto também pelo Centro de Pesquisas Veterinárias (CIVETAN) da Universidade de Tandil, um instituto da Universidade de Quilmes, o laboratório particular Elea e o hospital Garrahan.

Os ensaios foram conduzidos em pacientes voluntários de vários hospitais e centros de saúde e verificou-se que a dosagem de Ivermectina reduz a concentração viral em pacientes afetados pela peste detectada na China no final de 2019.

Nos primeiros quatro meses de ensaios, puderam verificar que a administração deste medicamento, na dose de 0,6 miligramas por quilo de peso (três vezes o que se costuma usar) “produz a eliminação mais rápida e profunda do vírus durante o tratamento é iniciado. nas fases iniciais da infecção (até 5 dias a partir do início dos sintomas)”.

A divulgação dessas informações no ano de 2020 causou uma venda explosiva da formulação comercial nas farmácias. O preço da caixa triplicou em poucos meses. E em algumas jurisdições deixou de ser sem receita.

Texto completo você acessa aqui. (Blog do Dieg Emir)