Império Serrano encerra carnaval em Ribamar e faz homenagem ao prefeito Luis Fernando

Escola de samba levou para a passarela do samba, em São Luis, a história das romarias e levantou o público presente.

O tradicional e já consagrado carnaval de São José de Ribamar, deu um ‘até mais’, nesta terça-feira (05), com mais uma noite de muita alegria e diversão. Ao som da bateria forte da escola de samba Império Serrano, e mais 14 blocos tradicionais além de três bandas, ribamarenses e visitantes sambaram ao som de vários enredos, inclusive o já imortalizado “Viva São José, Venha nos Valer”, enredo cantado pela escola paulistana que rendeu o título de bicampeã em 2018.

No palco principal montado na Sede, a Império Serrano, que levou para a passarela do Samba, em São Luís o enredo “Romarias do Maranhão: um império de fé”, homenageou a fé ribamarense e também o trabalho que o prefeito Luis Fernando Silva vem fazendo a frente da cidade. Segundo o presidente da escola, Nélio, a fé do prefeito com o desejo de fazer acontecer, alavancam a cultura local.

“De parabéns o prefeito Luis Fernando que ao longo de toda a sua vida pública tem dado destaque a cultura local e com muita fé vem fazendo o seu trabalho”, enalteceu o presidente.

O prefeito Luis Fernando, bastante emocionado retribuiu a homenagem agradecendo o carinho da população, “Eu realmente fico muito feliz porque a cultura faz parte da minha vida e acredito que seja sim um dos grandes pilares de qualquer administração pública e precisa ser planejada para que o resultado seja exitoso para quem faz e para quem desfruta da cultura”, disse o prefeito que foi inclusive convidado pelos músicos, para cantar e tocar durante a festa de encerramento do carnaval.

Já a visitante Ingrid Moraes, disse que ficou impressionada e encantada com a organização e principalmente a alegria contagiante dos brincantes e do prefeito. “Ainda é possível brincar o carnaval de forma sadia e com todos numa grande interação. Gostei bastante do carnaval daqui e tenho certeza que vou voltar com o resto da família”, garantiu.

Com o tema “A Cultura das Américas em São José de Ribamar”, a edição 2019 da folia momesca, que contou com a participação de 138 agremiações, além de 74 apresentações de bandas, fez uma alusão à recente realização da IOV América, outro importante evento cultural capitaneado pelo prefeito Luis Fernando ocorrido em terras ribamarenses. O evento, reuniu mais de trinta países na troca de culturas e artes populares.

Uma verdadeira força de segurança foi montada para garantir a tranquilidade dos foliões. Homens da polícia militar, a pé, e motorizados garantiram a segurança durante os três dias de folia, além do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, agentes de trânsito e segurança privada. Trechos ao longo da Estrada de Ribamar também receberam reforço, além do Cais e orla marítima.

O hospital municipal também funcionou em esquema de emergência. Os atendimentos foram realizados durante todos os dias e ambulâncias colocadas a disposição para atendimento e deslocamento. Campanhas educativas de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis bem como distribuição de preservativos foram reforçados durante o período.

Lava-Pratos

E com o ‘Ate Logo’ do carnaval tradicional, entra em cena mais uma edição do Lava Pratos que chega a sua 73ª edição. Este ano, a festa fora de época que já está consagrada em todo o país e virou evento fixo no calendário, será realizada nos dias 09 e 10 de no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, na orla marítima da sede da cidade.

Dez bandas devem garantir a diversão do Lava Pratos que começa a partir das 20h do sábado (09) e no domingo a folia inicia às 13h.  Para acompanhar a programação completa do Lava Pratos em São José de Ribamar, basta acessar o link do endereço:http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/.