IEMA de Axixá vai rebaixar nota do Ideb e decepcionará o Governo do Estado

Blog do Daniel Matos

Mais uma vez o IEMA de Axixá volta aos noticiários e as redes sociais envolvido em assuntos negativos e escândalos, dessa vez será pela falta de alcance do índice de participação dos alunos da instituição na Prova Brasil, ocorrida no último dia 25 de outubro.

Léa Paixão, gestora geral do IEMA de Axixá

O IEMA de Axixá foi a única unidade do Maranhão que não atingiu o índice de presença dos alunos do 3º ano do ensino médio no SAEB (Sistema de Avaliação de Educação Básica). Os alunos deveriam participar da Prova Brasil para elevar a nota do IDEB (Instituto de Desenvolvimento de Educação Básica), tão esperado pelo Governo do Estado. A Prova Brasil é uma Avaliação Nacional do Rendimento Escolar censitária das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar e diagnosticar a qualidade do ensino da instituição.

A participação dos alunos na Prova Brasil faz parte de uma das atribuições da gestão de uma instituição. A ausência dos alunos na avaliação censitária é mais um dos atos irresponsável e descompromissado da gestora geral Léa Cristina Paixão, que prejudicará os índices educacionais do governo Flávio Dino. O IEMA é um projeto do Governo do Estado que tem dado certo em todo o Maranhão, mas, em Axixá, sob a gestão de Léa Paixão está indo ladeira abaixo, pois, são vários os escândalos envolvendo a instituição através da gestora, refletindo inclusive, no desempenho dos alunos. Este é um dado concreto!

A gestora Léa Paixão vive deslumbrada e num mundo virtual, sendo que a realidade da educação dos alunos é totalmente diferente e não pode esperar. Pais e alunos não sabem mais a quem reclamar, pois, já são inúmeros escândalos e o Governador Flávio Dino mantém-se de olhos e ouvidos vendados para esse clamor, enquanto o IEMA de Axixá se destrói.

Abandonado a sorte, o IEMA de Axixá vive de aparências através das postagens nas redes sociais da gestora que ameaça pais e alunos para comentarem positivamente, com o intuito de “ficar bem na fita” com a reitoria da instituição, enquanto isso, a escola encontra-se num caos administrativo, onde há drogas, assédio sexual e moral, festas, bebidas e outras promiscuidades.

Léa Paixão e o projeto dos foguetes

O IEMA é a única escola do Maranhão que tem estudos voltados para a área de tecnologia e inovação onde desenvolve sob a coordenação do professor de geografia Walter Castro, o Programa Espacial Brasileiro dentro da unidade. O trabalho desenvolvido pelo professor tem gerado crises de ciúmes na gestora Léa Paixão. Com o sucesso do projeto do professor Walter Castro, recentemente, vazou entre pais e alunos da instituição um áudio impublicável, onde afirmam que é o professor Walter Castro falando palavras eróticas e de baixo calão para professoras e alunas. Estranhamente é o fato de que a gestora sempre soube do conteúdo deste áudio e não tomou nenhuma providência e somente agora com o sucesso do trabalho do professor Walter Castro, este áudio veio à tona.

Léa Paixão desde que assumiu o IEMA de Axixá vem colecionando um currículo nada elogiável, dentre eles: o escândalo que veio à tona através de um vídeo postado nas redes sociais pelo seu próprio filho, onde a gestora foi flagrada em uma mesa de bar com alunos da instituição, menores de idade consumindo bebidas alcóolicas. REVEJA AQUI 

Na época, foi denunciada pelo Conselho Tutelar e está respondendo junto ao Ministério Público da Comarca de ICATU. Responde também, no Ministério Público por Crime de apropriação indébita por receber salário da Prefeitura de Axixá e não trabalhar. Foi ainda, denunciada por pais de alunos sobre a coação dos professores para postarem elogios a gestora em redes sociais e já denunciada por crime de nepotismo, pois, a mesma empregou a sogra e o filho na instituição da qual ela é gestora. REVEJA AQUI

Aproveitando-se da “cessão” do prédio da instituição, Paixão utiliza para proveito próprio, no curso de mestrado no qual ela é bolsista. Isso configura-se crime de apropriação indébita. Além disso, a gestora Léa aluga o auditório do IEMA para diversos eventos sem prestar contas a ninguém. Para onde vai esse dinheiro?

Há relatos de que a gestora Léa Paixão conta com um grupo seleto de padrinhos, dentre eles, a Coordenadora pedagógica, Mirla Oliveira e o próprio Reitor do IEMA – Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Jhonatan Almada. Mirla é irmã do Professor Oliveira (Matemática) – que não era concursado nem tão pouco seletivado do IEMA e foi preso por crime de estelionato. REVEJA AQUI 

Todos esses fatos acontecendo no IEMA de Axixá com a anuência do Reitor Jhonatan Almada, e o governo do Estado nada diz, nem sequer dá uma nota explicativa a sociedade. Há quem diga que a gestora afirma, que o reitor é seu protetor. Então está na hora de alguém se pronunciar.

Cadê o Governador Flávio Dino?

Cadê o Ministério Público do Maranhão?