Hildo Rocha comprova fracasso do Governo Dino também na educação

O deputado Hildo Rocha usou a tribuna da Câmara Federal, nesta terça-feira (4), para provar que a administração do governador Flávio Dino fracassou também na educação. O parlamentar citou resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do ano de 2017, que foi divulgado nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“A verdade desmascarou o Fake do programa eleitoral de Flávio Dino que diz que a educação do estado melhorou. Como melhorou se o resultado do Ideb, das séries iniciais pioraram no atual governo? O Ideb de 2017 mostra que a educação da rede estadual piorou, pois saiu de 4.3 no último ano do governo da Roseana e caiu para 4.1 no governo Dino. Essas são justamente as séries do ensino que retratam o governo Flávio Dino porque os estudantes das outras séries mais adiantadas, que obtiveram notas melhores, foram também alunos durante os governos da Roseana e do Jackson Lago”, pontuou Hildo Rocha.

Os municípios fizeram bonito

O deputado parabenizou os prefeitos, secretários municipais, os professores, estudantes, pais e responsáveis dos alunos que conseguiram melhorar os índices das escolas da rede municipal. “Enquanto o Governo do Estado regrediu, vários municípios maranhenses conseguiram resultados animadores. Qual é a causa dessa disparidade? É que, apesar das dificuldades, alguns gestores municipais estão se esforçando para melhorar a qualidade do ensino, mas o governador Flávio Dino fez exatamente o contrário, perseguiu  os professores, deixando de pagar os reajustes determinados por lei. A rede estadual de ensino do Maranhão tem excelentes professores, entretanto eles não recebem o devido apoio para exercerem  as suas atividades com a necessária eficiência porque Dino não valoriza a categoria”, declarou o parlamentar.

Governador dos impostos

Hildo Rocha disse que além de não valorizar os profissionais da educação, o governador Flávio Dino não respeita os servidores públicos de modo geral. “O Maranhão tem hoje a maior carga tributária do país. Dino aumentou o ICMS da energia elevando o custo das contas. A cada dia fica mais difícil para as famílias maranhenses pagarem as suas contas de luz”, assegurou Hildo Rocha.