Fim de foro privilegiado: projeto poderá ser, enfim, desengavetado e votado…

Todos são iguais perante as leis?

Trancado por Rodrigado Maia, fim do foro privilegiado espera para ser desengavetado pelo novo presidente e ser votado urgentemente.

A pergunta segue por vários anos sem respostas, para piorar a situação do povo, que espera pelo fim do foro privilegiado que contempla corruptos e incetiva ladrões de dinheiro público a praticarem crimes contra a nação.

Sobre o projeto que pretende dar fim ao antigo dispositivo usado por politicos mal intencionados, está esquecido numa gaveta há exatos 1522 dias, e parece que ainda vai demorar por muito tempo esquecido.

Confira a baixo mais informações direto de Brasilia.

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-PI), enumerou os projetos a serem votados prioritariamente logo após o retorno ao trabalho, no 2º semestre, mas continua na gaveta a proposta de emenda constitucional (PEC) que extingue o foro privilegiado. Antecessor de Arthur Lira, Rodrigo Maia trancou o projeto a sete chaves, há cerca de 1.520 dias. Deputados acham que o fim do foro privilegiado os deixa nas mãos de juízes de 1ª instância, que ganharão muito poder com a medida.

Um país de castas

Estima-se que no Brasil 58.000 autoridades dos três poderes têm foro privilegiado, que os “protege” dos juízes de primeira instância.

País sério não tem

Em países que respeitam a lei e o combate a privilégios e à impunidade, como Estados Unidos e Reino Unido, não existe privilégio de foro.

Raras exceções

Na Europa, só Alemanha e Suécia preveem foro privilegiado para chefes de Estado. Chefe de governo (primeiro-ministro) não tem essa regalia.

Deputados relutam

A proposta de Álvaro Dias (Pode-PR) já foi aprovada no Senado, e por unanimidade, mas os deputados federais relutam até em votar. (informações do Diário do Poder)