Entendendo pra que serve um senador do Maranhão: A prefeitura de Açailândia-MA, cujo prefeito é do PCdoB, recebeu cerca de 12 milhões livres, graças ao esforço do senador cujo lema é “fazer o bem sem ver a quem”.

A partir do mês de junho de 2019, 23 municípios das 217 cidades pobres do Maranhão, que são cortados pela Estrada de Ferro Carajás, começaram a receber royalties provenientes do escoamento do minério de ferro.

Por vários anos, as cidades ficavam apenas com o pó do minério e o apito do trem, vão receber valores retroativos ao mês de junho de 2018, que somados chegam a R$ 94,8 milhões, conforme o Ministério de Minas e Energia.

No total, a injeção direta de recursos federais mensais a essas prefeituras será de R$ 8,6 milhões para o gestor municipal aplicar na saúde, infraestrutura urbana, saneamento.

Confira no vídeo:

“É um dinheiro livre que o prefeito poderá aplicar como quiser, seja em melhorias nos postos de saúde, calçamento urbano, iluminação pública, saneamento e outras áreas que podem ajudar, inclusive, a dinamizar a economia local, diminuindo a dependência desses royalties”, explicou o senador.

O líder do PSDB no Senado, Roberto Rocha (MA), foi o principal articulador político no âmbito do Governo Federal. O parlamentar maranhense abraçou a causa dos prefeitos do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) e passou batalhar unidos para que a Medida Provisória que tratava do assunto fosse aprovada junto com a emenda de plenário do parlamentar, que aumentava justamente o valor do repasse às prefeituras de todo o País.