Encerra hoje a votação do prêmio “Viva: Pela Vida de Todas as Mulheres”, da revista Marie Claire, Coronel Augusta é finalista.

MARANHÃO – Encerra hoje dia 18 de novembro, às 23h59, a votação do prêmio “Viva: Pela Vida de Todas as Mulheres”, da revista Marie Claire, Coronel PM, Maria Augusta, é finalista.

A Coronel Maria Augusta, é a segunda mulher a receber o título de coronel na corporação da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e se destaca por coordenar as ações sociais da Polícia Militar e da Patrulha Maria da Penha.

Coronel PM Maria Augusta

O desempenho e atuação firme na proteção à mulher vítima de violência lhe renderam indicação ao prêmio nacional da revista Marie Claire. Ela concorre na categoria Segurança.

A atuação da policial militar se consolidou a partir de sua atuação no comando da Patrulha Maria da Penha, que foi instituída por decreto estadual. A Patrulha acompanha casos de mulheres amparadas por medidas protetivas em apoio às ações da Casa da Mulher Brasileira – entidade que recebe denúncias de violência de gênero e possui suporte de acolhimento à mulher.

Neste cenário, a coronel ficou mais próxima do drama de mulheres que sofriam violência e que, a partir do apoio da Patrulha, ganharam esperança. “São situações muito tristes, que te fazem pensar que ser humano é capaz de ser tão cruel, mas, quando você vê que pode mudar aquela realidade, isso te faz sentir digno. E é assim que me sinto cada vez que conseguimos libertar uma mulher desse ciclo de violência”, conta.

Proteção e acolhimento

A ação da Patrulha Maria da Penha consiste no acompanhamento exclusivo à mulher vítima de violência. Com a denúncia registrada em delegacia especializada, é feita a solicitação da equipe. Definida a medida protetiva, uma policial é destacada para acompanhar a mulher, promover o afastamento do agressor do lar e impedir que ele se reaproxime. A Patrulha pode ser acionada a qualquer momento.

O grupamento foi implantado no Maranhão em maio de 2016 e conta com duas unidades na capital e uma em Imperatriz. A Patrulha Maria da Penha integra a estrutura da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) e também está inserida nas ações da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU).

A Patrulha Maria da Penha compõe a Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. Desde sua implantação, foram mais de seis mil atividades promovidas e mais de duas mil mulheres amparadas e retiradas de um histórico de violência. As equipes trabalham em parceria com a Justiça.

O efetivo inclui policiais, homens e mulheres, distribuídos em atividades operacionais e administrativas. A Patrulha atua em viaturas da Polícia Militar e cobre toda a região metropolitana de São Luís, que inclui a capital e os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Possui ainda estrutura em Imperatriz alcançando os municípios próximos.

“A implantação deste serviço é extremamente importante, pois mostra, ao Brasil, que o nosso governo está no caminho certo e se preocupa com as políticas públicas voltadas às mulheres. O decreto de criação da Patrulha Maria da Penha fortalece a rede de proteção à mulher e se consolida com as ações conjuntas de todos os órgãos de apoio a este segmento. O reconhecimento é merecido e estimula ainda mais nosso trabalho”, pontua a coronel Maria Augusta Ribeiro.

Reconhecimento

A indicação da policial maranhense para o prêmio foi feita pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e por militares de outros estados. Ela ficou emocionada com o reconhecimento. “É motivo de muito orgulho e dedico esse reconhecimento a todas as mulheres”, afirma a coronel Maria Augusto Ribeiro.

O trabalho da Patrulha Maria da Penha obteve, recentemente, mais um reconhecimento. A instituição foi ganhadora do Selo Nacional de Segurança Pública, que será entregue no dia 10 de dezembro, em São Paulo. O grupamento militar maranhense concorreu com 106 projetos, sendo que 11 foram selecionados e três escolhidos.

“Estão de parabéns todos da nossa equipe que fazem o possível para transformamos a vida de muitas mulheres”, enfatizou a coronel Maria Augusta Ribeiro.

Sobre o prêmio

O prêmio ‘Viva: Pela Vida de Todas as Mulheres’, da revista Marie Claire, é realizado em parceria com o Instituto Avon e tem como objetivo divulgar pessoas que trabalham para prevenir e impedir a violência contra a mulher.

A votação para o prêmio pode ser feita até a próxima segunda-feira (18). É necessário votar em todas as categorias para concluir o voto.

O registro pode ser feito diretamente no site da revista, acessando o link da premiação (Clic aqui)

A votação pode ser feita várias vezes.

Militar do Maranhão é indicada a prêmio nacional por atuar na proteção à mulher: 

(Blog do Munin)