Eleições 2022: Polarização ou terceira via?

Alguns seguimentos da politica, até agora, têm-se mostrado tímidos diante da polarização proposta pelo Palácio dos Leões.

Desgaste de Flávio Dino poderá favorecer outras candidaturas majoritárias, que possam trazer renovação política ao MA.

Por hora, pouquíssimos candidatos, ensaiam uma possível terceira via, com nomes de políticos conhecidos, que podem crescer como oposição ao stableshiment.

Neste sentido, qualquer novidade é bem vinda, ainda mais, sabendo que em 2018, Jair Bolsonaro rompeu as barreiras e venceu o “candidato do Lula”, que era mostrado pelas “pesquisas” como “vencedor”.

Uma chapa encabeçada por Bolsonaro terá peso contra a chapa proposta por Flávio Dino. Não devemos nos esquecer disso.

Uma outra observação que devemos fazer é: Flávio Dino, prestes a “sair de cena”, não poderá em hipótese alguma ser considerado como ‘página virada’ neste delicado momento eleitoral.

Em são Luís, nas eleições de 2016, tivemos uma verdadeira virada, quando o candidato a prefeito, Eduardo Braide saiu dos últimos dígitos e tomou o segundo lugar, passando do tucano Wellington do Curso, quase vencendo de Edivaldo Holanda Jr no segundo turno.

Roberto Rocha, Lahesio Bonfim, e Edivaldo Holanda Jr., até o Pastor Bel (ex-senador), são nomes bons, mas, que podem ir a lugar algum, se não se acertarem. Existe espaço de sobra para uma terceira chapa contra os “dois Leões”.

Por hora, começam pipocar possibilidades de uma terceira via, ainda que, de forma acanhada, mas que poderá trazer uma dinâmica diferente da que está sendo proposta pelo governo, fugindo da “polarização”.

Só lembrando que, em 2022, está sendo diferente do formato de como Dino sempre fez, lançando vários candidatos.

Mas, será que vamos  ter uma “terceira via” para ‘dividir o bolo, e, quiçá, vencer a eleição?