Dia de Santo Antônio, dia de boas lembranças em Barreirinhas!

Barreirinhas, a chama que não apaga!

Em seu artigo semanal, o sociologo Léo Costa, natural da região dos lençois maranhenses traz outro importante relato histórico da cidade. Acompanhe o registro do gestor à época, prefeito de Barreirinhas.

Tocha Olímpica:

Tocha Olimpica em Barreirinhas

Chama que nunca se apagará. Parece que foi ontem, mas já fazem quatro anos.

Foi no mês das festas juninas, no Dia de Santo Antônio, 13 de Junho de 2016, nós nos preparando para a grande vaquejada.

A TOCHA OLÍMPICA, vinda da Grécia, pela primeira vez na história visitando o Brasil e a América Latina, para os Jogos Olímpicos Mundiais do Rio de Janeiro, passou por três cidades do Maranhão (BARREIRINHAS, São Luís e Imperatriz), mas cumprindo nos Lençóis um roteiro de sonhos, mais do que especial.

A Tocha navegou o Rio Preguiças. Almoçou junto aos macaquinhos das Vassouras, avistou Caburé, subiu o Farol do Mandacarú, passeou entre os Kite Surf do Atins, pegou o helicóptero do Giverno, desceu no meio das nossas magnéticas morrarias e se deliciou com a visão de suas misteriosas lagoas de água doce… e voltou para a Cidade, nos braços do povo.

Roteiro de cinema. Uma Corveta da Marinha do Brasil veio de Belém, para dá relevo e segurança para a Tocha Mística. O engajamento da cidade foi total, dos estudantes, dos colégios, das igrejas, das forças policiais, dos escoteiros, dos desbravadores, de tantas outras intituições e do nosso governo local por inteiro. Caravanas de outras cidades se fizeram presente.

Um trabalho artesanal e apaixonado, de formiguinha, realizado por um batalhão de gente, suado por um ano todinho. Nunca esquecerei. O tempo ajudou. A cidade estava bela e o povo feliz demais, como poucas vezes eu havia visto. Foi o exercício prático da força de BARREIRINHAS, Capital dos Lençois, Bonita por Natureza, falando para todos nós, por sí, o quanto Nossa terra avançou.

Quando a Tocha Olímpica milenar nos visitará outra vez?

Tocha Olimpica em Barreirinhas