Ciclo de debates “pensar o Maranhão” discutir potencialidades da Região dos Guarás

O Instituto Teotônio Vilela e o Diretório Estadual do PSDB iniciaram, na última sexta-feira, 27, em São Luís, o primeiro ciclo de debates “Pensar o Maranhão”, criado com o objetivo de discutir com a classe empresarial, políticos e a sociedade civil organizada, temas que ajudem a fomentar o desenvolvimento econômico no estado.

Estiveram presentes no evento representantes da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – FIEMA; Universidade Federal do Maranhão(UEMA); Administração Hidroviária do Nordeste – AHINOR (DNIT); Banco do Nordeste (BNB); Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF); Associação Comercial do Maranhão (ACM); Câmara Municipal de São Luís; Instituto Teotônio Vilela (ITV); imprensa maranhense; empresários locais e filiados do PSDB-MA.

O Ciclo foi coordenado pelo presidente do PSDB-MA, senador Roberto Rocha e teve a participação do deputado federal José Reinaldo, que juntos, conduziram o debate. O tema do primeiro encontro abordou o desenvolvimento econômico da região da Floresta dos Guarás, um pequeno ecossistema brasileiro, localizado no litoral ocidental do estado do Maranhão e banhado pelo oceano Atlântico, com explorações turística, econômica e cultural quase inexistentes, mas, com muitas riquezas naturais. A região abrange os municípios de Cedral, Guimarães, Cururupu, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão, Serrano do Maranhão, Bacuri, Apicum Açu e Central do Maranhão.

No decorrer das discussões, várias constatações foram feitas. O Coordenador de Ações Estratégicas da FIEMA, Jose Henrique Polary, informou que, embora vários municípios comercializem o camarão naquela região, o Maranhão não entra na estatística de exportação do produto. Outras constatações foram feitas pelos debatedores, como por exemplo, a falta de infraestrutura e logística para o turismo, além de contradições como a de que o litoral ocidental maranhense é a região mais pobre do estado, mesmo com a abundância de fauna e flora.

O Superintendente do BNB no Maranhão, José Expedito Neiva Santos, colocou a instituição à disposição, ressaltando o programa CrediAmigo, considerado o maior programa de Microcrédito Produtivo Orientado da América do Sul, como estratégia para o incentivo a pequenos investidores da região.

O coordenador geral da AHINOR, Rafael Araújo Santos, informou que a instituição estará recebendo 14 milhões de reais da CODEVASF, por meio de emenda parlamentar do senador Roberto Rocha, para a aquisição de botes e atracadouros hidroviários entre outros equipamentos, e também para dragagem, remoção de balseiros entre outras ações. De acordo com o especialista, foram mapeados 22 pontos na região da Floresta dos Guarás para implantar atracadouros hidroviários, infraestrutura que vai otimizar a produção pesqueira e o turismo, resultando também em geração de emprego e renda.

Como conclusão do primeiro encontro do ciclo de debates “Pensar o Maranhão” foi definido um segundo encontro, ocasião em que os integrantes apresentarão projetos para a região com foco no trinômio cultura, turismo e emprego. Em seguida será realizado um debate em cada município integrante da Floresta dos Guarás.

Outras dez regiões maranhenses serão foco da mesma dinâmica: um encontro de alinhamento em São Luís para cada encontro regional. As regiões, além da Floresta dos Guarás e São Luís (Alcântara e São José de Ribamar), são: Amazônia Maranhense (Cândido Mendes e Carutapera); Chapada das Mesas (Carolina e Imperatriz); Polo Cocais (Caxias e Timon); Delta das Américas ( Paulino Neves e Tutóia); Polo Lago e Campos Floridos (Arari Santa Inês e Vitória do Mearim); Lençóis Maranhenses (Barreirinhas e Santo Amaro); Polo Munim (Axixá e Morros) e Polo Guajajara Timbira e Canela (Barra do Corda e Grajaú).

Abaixo a participação de alguns debatedores:OUÇA OS ÁUDIOS DOS PARTICIPANTES DO EVENTO:

DEPUTADO FEDERAL JOSÉ REINALDO FALA SOBRE CICLO DE DEBATES

 

SENADOR ROBERTO ROCHA FALA SOBRE CICLO DE DEBATES

 

SÉRGIO LUÍS COSTA – CODEVASF – FALA SOBRE CICLO DE DEBATES

 

WELINGTON DIAS – LIDERANÇA DE CURURUPU – FALA SOBRE CICLO DE DEBATES

 

EXPEDITO NEIVA – SUP. DO BNB – FALA SOBRE CICLO DE DEBATES PENSAR O MARANHÃO