Chico Carvalho: “O PSL está fortalecido e vai disputar espaço de poder em todo o Maranhão”

Em entrevista a O Imparcial, presidente do PSL do Maranhão fala sobre evento de filiação que acontecerá neste sábado, 17, no Aririzal.

Amparado numa experiência que o levou a está no oitavo mandato de vereador de São Luís, exercendo por três vezes consecutivas a presidência da Câmara Municipal, Francisco Carvalho, é, na realidade o histórico do PSL no Maranhão. Foi o fundador da sigla no Estado, em 2003 e lutou com todas as forças para fortalecer a agremiação política em todas as regiões.

Ele costuma lembrar que da primeira vez que o PSL disputou uma eleição municipal, os dois candidatos que concorreram a uma vaga de vereador na capital, conseguiram, juntos, pouco mais de 700 votos.
Atualmente, o partido conta com 65 vereadores espalhados por diversos municípios, 10 vice-prefeitos, e dois prefeitos. O último a engrossar nossas fileiras foi Lahesio Bonfim, de São Pedro dos Crentes. Contamos também com o deputado estadual Pará Figueiredo. Na capital, somos dois vereadores, eu e o colega Isaías Pereirinha.

Nesta entrevista a O Imparcial, Chico Carvalho fala sobre o novo horizonte que se abriu, da direita, e aspectos que deverão nortear a política do Estado, entre eles, a possibilidade de candidatura de Lahesio ao governo do Estado. O prefeito faz uma gestão elogiada até por adversários, ao mesmo tempo em que afirma sofrer perseguição por parte da administração estadual.
Abaixo, entrevista com o presidente do PSL-MA.

– Fale sobre o evento de filiação que acontecerá no dia 17, número do PSL.

Chico Carvalho- Estamos mobilizados em todos os municípios. O PSL é uma sigla que ganha mais força a cada dia no Maranhão. Diariamente, temos recebido representantes do partido de todas as regiões, para traçarmos as estratégias para esse movimento de filiação. O partido está tão forte, que o último levantamento em termos nacionais, apontou que ganhamos pelo menos 10 milhões de novos filiados, oriundos do PT e de outros partidos da esquerda. Isso graças ao trabalho do presidente Jair Bolsonaro.

– Fale sobre a filiação de Bolsonaro no PSL, como aconteceu?

Chico Carvalho – Bem, o presidente escolheu o PSL em função de sua linha programática, que visa o desenvolvimento do País e também a proteção da família. Ocorreu uma grande articulação, envolvendo deputado federal Luciano Bivar, presidente da sigla e o vice-presidente nacional, Antônio Rueda.
– Bolsonaro virá a São Luís, terá uma agenda na cidade?
Chico Carvalho- Estamos aguardando a definição da data de sua visita ao Maranhão. Claro que terá uma agenda e isso dependerá dos entendimentos entre a nossa Executiva e o Cerimonial do Palácio do Planalto. Mas há uma grande expectativa em torno da vinda do nosso presidente ao Estado.

– Fale sobre o histórico da legenda no Maranhão.

Chico Carvalho – O PSL foi fundado em 1994 e registrado em 1998. Assumi o comando do partido no Estado em 2003. Portanto 16 anos atrás. Tivemos uma dura tarefa para colocarmos o partido em todas as regiões. Hoje, posso garantir que somos um partido grande, com dezenas de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, além de um deputado estadual e dois vereadores da capital, eu e o Pereirinha.

– Que nomes estarão nas disputas de 2020, pré-candidatos a prefeito de São Luís e outras cidades.

Chico Carvalho-Nomes fortes nós temos em todo o Estado e seria difícil mencionar todos aqui. Mas em São Luís, por exemplo, convidamos o juiz federal Roberto Veloso, o ex-prefeito Tadeu Palácio e o apóstolo Sílvio Antônio, que foi candidato a deputado federal e foi o mais votado para o cargo dentro do partido e o oitavo mais votado em São Luís. A esposa do ex-prefeito Tadeu Palácio, Gardênia Palácio, também foi convidada para se filiar à nossa legenda.
Também convidamos o prefeito Hilton Gonçalo, de Santa Rita e a esposa dele, a prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo. O casal acaba de se desfiliar do Avante.

– Sobre a filiação do prefeito Lahesio, ele pretende ser governador usando a imagem do presidente Bolsonaro?

Chico Carvalho- Olha, o Brasil inteiro acompanha a performance do prefeito Lahesio. Sem qualquer apoio governamental, vem executando um elenco de importantes obras em São Pedro dos Crentes. É também um grande admirador do presidente Jair Bolsonaro e é um forte nome, uma liderança emergente, que vem se somar aos esforços do PSL. Se enquadra dentro da plataforma do nosso Presidente Jair Bolsonaro. A performance administrativa do prefeito Lahesio foi destaque até na Folha de São Paulo. Mas há também outros nomes que postulam disputar o governo do Estado. Mas isso só será definido durante a convenção partidária, no momento exato.

– A esquerda do Maranhão ficou para trás, sim ou não. Fale dos avanços da direita.

Chico Carvalho- A esquerda está no poder no Maranhão, mas perdeu muito espaço no aspecto nacional e isso é claro, é evidente. Veja que o PT passou 13 anos no poder e não conseguiu aprovar a Reforma da Previdência, enquanto o nosso presidente Jair Bolsonaro, antes de completar um ano conseguiu esse feito. A Oposição sequer conseguiu aprovar um destaque durante a votação do segundo turno na Câmara Federal. Isso é um fato. A esquerda ficou esquálida, se enfraqueceu, a reboque dos escândalos que eclodiram e que resultaram na prisão de Lula e de outras lideranças do PT.

– Nacional, como está sendo a atuação do presidente na sua avaliação, erros e acertos, em sua opinião o Brasil vai melhorar até o final de 2019?
Chico Carvalho – Embora enfraquecida, a esquerda é muito ruidosa, sempre querendo colocar chifre em cabeça de cavalo. O nosso presidente Jair Bolsonaro vem conseguindo aprovar as reformas e imprimindo uma marca de trabalho como jamais existiu no Brasil. O problema é que ele é muito sincero, fala o que pensa e isso vem provocando uma série de problemas criados pela esquerda e por alguns setores da mídia, que não divulgam os atos positivos, que são inúmeros. Ele atua para corrigir distorções, reduzir a pobreza e estabelecer uma distribuição de renda benéfica para o povo brasileiro. Como não se estava costumado com isso e sim com discursos de um jeito e a prática de outro, querem anunciar uma crise que nunca existiu. Ela é só na mídia e nos discursos dos oposicionistas.

– Fale das reformas e suas implicações para este momento da economia do Brasil.

Chico Carvalho –As reformas estão aí, sendo aprovadas de forma célere. A da Previdência já está a caminho do Senado, onde o clima é favorável. A Tributária, que tem o nosso deputado federal Hildo Rocha como relator, também virá fundamentada em redução da carga tributária. Esta semana, a Câmara aprovou a MP que desburocratiza a criação de pequenas empresas, impulsionando o empreendedorismo no País. São conquistas, são avanços que o PT não conseguiu, porque acabou provocando foi essa crise que o nosso presidente Bolsonaro está lutando para debelar. Ao contrário do que apregoa a oposição, o presidente Jair Bolsonaro não irá penalizar nenhum Estado do Nordeste, independentemente de suas correntes políticas e partidárias. Ele tem dito que é presidente do povo brasileiro e não desse ou daquele Estado. É um jovem político sensível aos problemas do povo, e que vem sofrendo infundados ataques por parte de seus detratores. Enfrenta uma verdadeira máquina de ataques, de calúnias, injúrias e de mentiras.

– Como vereador de São Luís, como o senhor encara o problema da comunidade do Cajueiro?

Chico Carvalho – Estou solidário à comunidade do Cajueiro. Sempre apoiei aqueles moradores ao longo de minha carreira. O problema é que ali houve uma reintegração de posse, determinada pela Justiça. Sou operador do Direito e sei que decisão judicial é para ser cumprida. Estou aguardando que consigamos encontrar uma solução negociada para tal impasse.

– Quais as propostas do PSL para melhorar São Luís?

Chico Carvalho-São Luís precisa de um grande planejamento. A crise econômica que se instalou no Brasil não deixou a nossa capital de fora, isso é fato. Nós, da classe política, juntamente com a classe empresarial e os demais segmentos da sociedade, precisamos nos unir, discutir a cidade e buscarmos uma alternativa para um pleno desenvolvimento. Tudo isso consta em nossa plataforma de trabalho para a cidade.