Candidato a senador pelo PT detona o “Sarno-Dinismo” de Flávio Dino e seus negócios bilionários…

O petista Paulo Romão trouxe outra importante síntese da política maranhense. 

Vale a pena ler e entender um pouco dos enganos praticados pelo politico que prometia mudar o Maranhão, mas durante 8 anos (dois mandatos), só repetiu as práticas escusas da oligarquia Sarney.

Os antigos chavões politico-eleitoreiros usados pelo ex-juiz federal, Flávio Dino, que prometia acabar com a farra do dinheiro público, e mudar o Maranhão, passando a limpo, não duraram  dois meses depois de sua eleição. Confira:

A fusão política histórica do grupo Flávio Dino com o grupo Sarney: “o sarnodinismo se que configura a cada ato”.

Opinião de Paulo Romão – Sociólogo – Pré-candidato ao Senado Federal pelo PT/MA.

A ideia predominante que venceu as eleições estaduais de 2014, em que elegemos o Flávio Dino, governador do Maranhão, não existe mais.

Repito que a ideia venceu a eleição de 2014, em razão de estarmos apoiando frações sarneystas que romperam há mais tempo, e não propriamente , uma nova força política no estado.

As rupturas intestinais da política maranhense que originam novos grupos políticos ganha seu capítulo mais dramático até aqui .

A eminente ascensão política do tucano Carlos Brandão à condição de governador do Maranhão a partir de abril de 2022, é um movimento de transição política conservadora, que reoxigena velhas elites políticas, redistribuindo seus  pesos políticos. A constatação pública precisa ser externada, analisada e interpretada à luz dos atos, fatos, gestos e tudo o mais , é um dever de cidadania para a sociedade maranhense  .

As promessas retóricas de mudar a triste realidade histórica do Maranhão deu lugar a um projeto conservador que hoje governa o estado com mãos de  ferro, sufocando divergências políticas e impondo todo o rolor compressor da máquina estatal contra ex-aliados e num processo contínuo de fusão política com o grupo político acusado por Flávio Dono de ser a encarnação do mal nestes trópicos , o grupo Sarney.

O sarnodinismo se configura a cada ato político .

Os governistas agora aparecem na TV Mirante como ofício de governo , o governador ganhou até o  Troféu  Mirante Esporte, e assegurou sua cadeira de herança na Academia Maranhense de Letras , pela aproximação política que se batiza aqui carinhosamente de sarnodinismo.

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) , agora é da base aliada do governo na Assembleia, o MDB, presidido pela ex-governadora Roseana agora é base aliada e sem nunca ter feito um dia de oposição ao governo.

O empresariado sarnodinista vibra com as generosas isenções tributárias  do governo Flávio Dino e já declara apoio entusiasmado a Carlos Brandão.

A relação  nada republicana entre membros do governo Flávio Dino e “ *o bilionário do estado mais pobre da federação “ * , é tão boa  que comentasse que teve até empréstimo de um jatinho particular do nosso representante maranhense na FORBES , para um deputado estadual governista , para sua lua de mel no exterior.

Recentemente, até o poder judiciário maranhense , na figura de Nelma Sarney, decide em favor dos interesses governistas nas pautas legislativas internas da ALEMA. A partir de abril de 2022, o vice-governador Carlos Brandão assume o governo do Maranhão e o processo de fusão política entre dinistas e sarneistas estará completo .

O sarnodinismo nasce como força política majoritária com a tarefa histórica de retomada do estado para as mãos do grupo político acusado de ser o maior causador da pobreza extrema em que o Maranhão está agoniza historicamente.

Não sou daqueles que se escandaliza com afastamentos ou aproximações políticas. Nos últimos anos fui aliado deste grupo que hoje se funde com que nós do PT já nos aliamos em 2010.

A bem da verdade , o PC do B foi o primeiro partido de esquerda maranhense que diálogo com o grupo Sarney. O problema não é se aliar em si, é a tentativa de esconder da sociedade os interesses que os unem nesta quadra histórica .

Alguns discursos perdem sentido , força e validade histórica . A disputa pela paternidade ou maternidade dos péssimos números da miséria que cerca a vida do maranhense ganha estatura comum .

Desde 1985 o Maranhão mantém o pior PIB per capita de todos os Estados brasileiros.

Parte esquerda significativa da esquerda maranhense está tão inebriada pela propaganda governamental que nem questiona mais o retrógrado sistema oligárquico que alimenta os bolsões da miséria histórica .

Não sei se o projeto de poder sarnodinista é para os próximos 50 anos de mandato político , mas que o desejo de perpetuação política está no horizonte, em cada ato .

Qualquer método de aferição de desenvolvimento humano sempre reserva os últimos lugares para o Maranhão e isso já não é mais tão fundamental.

Apontar fracassos administrativos é cometer heresia.O espírito crítico segue sendo um forte adversário.

2 pensou em “Candidato a senador pelo PT detona o “Sarno-Dinismo” de Flávio Dino e seus negócios bilionários…

  1. Dino é uma fraude. É apenas mais um obstinado pelo poder.

Os comentários estão fechados.