Cada vez mais complicada a situação do Presidente da Câmara de Ribamar

Investigações da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual, além de irregularidades já constatadas pelo TCE e divulgadas no site da Casa, dão conta de que a cada dia é mais complicada e insustentável a situação do vereador Beto das Vilas, presidente da Câmara Municipal de São José de Ribamar.

A imprensa tem divulgado partes de um relatório de instrução expedido sobre as contas do Poder Legislativo Ribamarense referentes ao exercício de 2016. É preciso lembrar que o presidente Beto das Vilas dirige aquele poder desde 2009, portanto, há mais de uma década.

Nas reportagens já veiculadas inúmeras irregularidades, incluindo desvios de recursos públicos; fraudes em licitações; pagamento de despesas não realizadas; contratação de servidores fantasmas; contratação e pagamento de serviços odontológicos, sem que o prédio da Câmara disponha de consultório dentário; contratação irregular de veiculação publicitária em blogs e TV; desvio de material de expediente e de combustível, dentre outras.

Consta que nos depoimentos já colhidos no inquérito policial em curso, os depoentes têm confirmado as irregularidades levantadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), abrindo caminho, também, para outras investigações a respeito de apropriação indébita de contribuições previdenciárias e imposto de renda, fatos que, invariavelmente, deverão remeter as investigações também para o âmbito da Polícia Federal e Receita Federal, culminando, em caso de confirmação, em instauração de processos no Ministério Público Federal, na Controladoria Geral da União (CGU), no Tribunal de Contas da União (TCU) e na Justiça Federal.

A reportagem procurou, sem êxito, explicações dos envolvidos, que se recusam a falar, temendo represálias. Entretanto, juristas que foram ouvidos sobre o assunto são unânimes em afirmar que, caso condenado pelos supostos crimes contra a administração pública e contra a ordem tributária, a Justiça não terá alternativa, se não a de impor penas de detenção que variam de dois a 20 anos de reclusão.

Para complicar ainda mais a situação do vereador, a reportagem colheu informações de que as irregularidades descobertas, em relação ao exercício de 2016, vinham sendo praticadas pelo menos desde 2011, conforme outra auditagem do TCE. Resta aguarda e conferir os acontecimentos sobre o futuro sombrio ou bastante ensolarado do presidente Beto das Vilas, do legislativo ribamarense. (Blog Diego Emir)